sábado, 13 de agosto de 2022

Pílulas 5

Sâmia me representa

 
A deputada Sâmia Bomfim participa, com seu filho, de ato em homenagem ao petista Marcelo de Arruda, em São Paulo Zanone Fraissat - 17.jul.2022/Folhapress

A líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Sâmia Bomfim (SP), registrou um boletim de ocorrência após receber uma ameaça de estupro e de morte por email. Um inquérito foi aberto, e o caso será investigado pela divisão de crimes cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo. 

No texto, o agressor chama a parlamentar de "vagabunda" e "parasita", faz menções ao seu peso e ameaça estuprá-la e assassiná-la na frente de seu filho. "Acha que vai continuar exercendo este cargo de deputada federal até 2023? Nana-nina-não, sua vadia. Vamos te amarrar e te estuprar na frente do seu filho Hugo e do Glauber", diz a ameaça, segundo mensagem compartilhada com a coluna pela equipe da deputada.

Casada com o deputado federal Glauber Braga (PSOL), Bomfim deu à luz Hugo, filho do casal, há pouco mais de um ano. "Depois vamos matar todos vocês pra deixar claro por quem a Câmara dos Deputados deve ser ocupada", segue o email, que é finalizado com palavras de ordem de cunho homofóbico, antissemita e misógino.

Sâmia Bomfim afirma à coluna que detratores têm como hábito atacar mulheres que ocupam cargos na política, mas que não irá se intimidar. "Não nos surpreende, infelizmente, que, conforme se aproximam as eleições, eles ampliem essas ameaças", afirma. "O nosso recado para eles é de que todas as ameaças estão sendo investigadas, e os responsáveis serão punidos. Por mais que tentem nos calar e nos intimidar, nós não arredaremos o pé da política", diz a deputada federal. (...) "Samia e os nazis" ...............

Que diabo de buraco é esse?

1. Não ficção

Cratera de 32 metros surge ‘do nada’ no Chile e assusta moradores no deserto do Atacama; veja vídeo

Por Redação 02/08/2022 O Estado

Autoridades locais tentam entender a origem da cratera na região mineira de Tierra Amarilla, no Chile; buraco está aumentando de tamanho, segundo locais

SANTIAGO - Autoridades do Chile se esforçam para explicar como uma cratera de aproximadamente 32 metros de diâmetro, de forma circular, apareceu repentinamente no norte do país, na região do deserto do Atacama.

Vídeo

A cratera surgiu no sábado, 30, a aproximadamente 600 metros de uma região povoada e de um centro de saúde da cidade de Tierra Amarilla, localizada a 800 km de Santiago. Segundo autoridades locais, a medida inicial do buraco foi de 25 metros de diâmetro, mas continuou aumentando nos dias seguintes - o que causou um nível de preocupação adicional.

O prefeito de Tierra Amarilla, Cristóbal Zúñiga, afirmou que os deslizamentos de terra que alargam a cratera podem ser ouvidos de perto do local. Ele pediu apoio federal para investigar a origem e as causas do aparecimento da cratera, bem como os riscos de que um evento similar possa voltar a acontecer em outra área da cidade. (...)

 
Cratera de 32 metro de diâmetro surgiu em região do norte do Chile, no deserto do Atacama. Foto: Johan Godoy/ REUTERS
 
A População local está preocupada com a expansão da cratera, que continua cedendo. Foto: Johan Godoy/ REUTERS
 
2. Ficção

Outer Range, Série de TV, 2022, Brian Watkins 

“Nesta série de faroeste e drama familiar, vemos Royal Abbott (Josh Brolin), um fazendeiro que luta por sua terra e família. Porém, que tem sua vida mudada depois que a nora Rebecca some e os seus vizinhos, a família Tillersons, armam um plano para tomar parte da priedade. Mas a situação se desestabiliza mais a partir de uma morte prematura, a chegada de uma visitante e, principalmente, uma cratera obscura que se abre na fazenda.” Streamings Brasil


...............

O filme “O poderoso chefão” e a Máfia real

The Offer, Minissérie de televisão, 2022, Leslie Greif e Michael Tolkin (criação)



The Offer | Meeting With Marlon Brando (S1, E4) | Paramount+ 

Como parte das comemorações dos 50 anos de O Poderoso Chefão, a Paramount teve a brilhante ideia de produzir uma série ficcional lidando com os notoriamente complicados bastidores da obra-prima de Francis Ford Coppola. E eu gostaria muito de afirmar categoricamente que a minissérie resultante faz jus ao legado do longa-metragem de 1972, mas, apesar de eu ter sem dúvida me divertido, ela fica aquém de seu potencial.

Mas comecemos por seus pontos positivos.

O primeiro deles é que a obra desenvolvida pelo autor e roteirista Michael Tolkin, conhecido por ter escrito e adaptado O Jogador, que trata essencialmente do mesmo tema, em parceria com Nikki Toscano, prolífica produtora de séries variadas como Revenge, Bates Motel e Hunters, tem como foco a engrenagem da produção em si e não o aspecto criativo do longa, ou seja, a abordagem é eminentemente de cima para baixo, de certa forma explicando para leigos o que, afinal, faz um produtor. Isso empresta um sabor extra e mais universal à minissérie, ainda que ela, por inicialmente lidar com Mario Puzo (Patrick Gallo), seu livro e, depois, sua contratação para o desenvolvimento de um roteiro e, em seguida, com a entrada de Coppola (Dan Fogler) na equação, jamais se esqueça do lado das ideias, da maneira como tudo vai tomando forma antes de o primeiro segundo de filme ser gravado.

No entanto, o que realmente importa na minissérie é a política interna na Paramount e na Gulf+Western, sua empresa controladora, por trás da produção em si, com a escolha de Albert “Al” Ruddy (Miles Teller), famoso produtor do longa, como protagonista. Ele – que ainda vive – inclusive é creditado não só como produtor, mas também como o “fornecedor” das ideias por trás do que vemos na telinha, pelo que sua transformação em um eficientíssimo resolvedor de problemas que consegue lidar com absolutamente qualquer coisa, seja a batalha de egos entre o lendário chefe do estúdio Robert “Bob” Evans (Matthew Goode), o magnata dono da Gulf+Western Charles Bludhorn (Burn Gorman) e o ambicioso executivo e segundo-em-comando de Bludhorn Barry Lapidus (Colin Hanks), seja a intromissão da própria Máfia, encabeçada pelo chefe de uma das famosas Cinco Famílias Joe Colombo (Giovanni Ribisi) e tudo isso enquanto lida com sua vida pessoal e sua inexperiência em produções do tipo, considerando que seu grande sucesso anterior fora uma série de TV apenas. (...) Ritter Fan
...............

70 anos? “Só os meus ossos sabem”

Arrigo Barnabé | Provoca | 02/08/2022 vídeo 

OSESP - David Fray - 5ª Sinfonia Shostakovich
Gravação dia 10/03/2012 - Concerto digital Osesp.

Arrigo sobre a 5ª Sinfonia de Shostakovich (no concerto da Osep, a partir do minuto 1:28:35): "diante da verdade, do absoluto, do eterno"

Arrigo Barnabé / 07. Clara Crocodilo 

ARRIGO BARNABÉ 70 | Festival de Verão de Campos do Jordão 2022 

...............

As FOTOS MAIS ANTIGAS do Brasil vídeo

Em 19 de agosto de 1839, o Jornal do Commercio trouxe à Corte e aos brasileiros a notícia de que havia um novo instrumento, chamado daguerreótipo, fazendo maravilhas fotográficas pelo mundo. Poucos meses depois, em 16 de janeiro de 1840, o mesmo jornal deu a feliz notícia de que o primeiro daguerreótipo havia demonstrado sua “mágica” no Brasil, pelas mãos de Louis Compte:
Finalmente passou o daguerreótipo para cá os mares e a fotografia que até agora só era conhecida no Rio de Janeiro por teoria (…) Hoje de manhã teve lugar na hospedaria Pharoux um ensaio fotográfico tanto mais interessante, quanto é a primeira vez que a nova maravilha se apresenta aos olhos dos brasileiros (…) é preciso ver a coisa com seus próprios olhos para se fazer ideia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de nove minutos o chafariz do Largo do Paço, a praça do Peixe, o mosteiro de São Bento (…) se acharam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a coisa tinha sido feita pela própria natureza, e quase sem a intervenção do artista”

 
Daguerreótipo (1839)

Louis Compte registrou a primeira fotografia brasileira vídeo

 
Paço da Cidade – Rio de Janeiro (1840). Primeira fotografia oficial no Brasil

...............

Emakimono 

Emakimono (絵巻物 emaki-mono?, lit. "rolo de pintura") ou simplesmente emaki, é um sistema de narrativa ilustrada cuja origem remonta ao período Nara, século VIII. Surgiu das primeiras cópias dos seus homólogos chineses[2] mais antigos denominados de gakan. Esta nova forma de expressão artística combinava texto e imagem, e era desenhada, pintada, ou estampada num suporte numa orientação horizontal. 

As imagens ilustradas retratavam batalhas, romances, religião, contos populares e histórias do mundo sobrenatural. Os rolos (makimono) geralmente feitos de papel ou de seda, foram predominantes durante os períodos Heian e Kamakura.

O exemplar de emaki mais antigo existente foi pintado no ano 735. Estes rolos podem ser considerados uma das primeiras formas de arte sequencial juntamente com a escrita hieroglífica egípcia, os vitrais da época medieval e alguns manuscritos pré-colombianos da América Central. Por volta do ano 1130 , o ilustrado Conto de Genji tornou-se uma das mais importantes e significativas obras de pintura da arte japonesa.

Um emakimoto mostrado no cinema:
A Batalha dos Três Reinos (no iutubi aqui)

Uma espiã mostrando, num emaki, as informações das locações inimigas
 
Referência essencial sobre
 
Mil anos de Mangá, Brigitte Koyama - Richard, Tradução Nícia Adam Bonatti, Estação Liberdade, 2022
 

...............

Georges Sadoul
Dicionário de filmes, Georges Sadoul, L&PM, 1993


Este livro é uma pérola para os e as cinéfilas. São resenhas e críticas que cobrem os filmes desde o início do cinema até os anos de 1980. Listo alguns filmes (disponíveis no iutubi) que vi garimpando no livro do Georges Sadoul

Un día ,un gato (Az prijde kocour) 1963 de Vojtech Jasný

A Face do Outro (1966), de Hiroshi Teshigahara

Les mauvaises rencontres, 1955, de Alexandre Astruc

A Idade do Ouro (1930)
, de Luis Buñuel
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário