segunda-feira, 13 de junho de 2011

Americanos



Minha cabeça foi feita pela literatura, pelo cinema e pela ciência. Vivo, até hoje, sob império dos livros e dos filmes. Conheço bastante o cinema a partir da década de 1940 e dos filmes que vi há uma predominância dos realizados nos Estados Unidos. Tem filmes que vi várias vezes. Cito alguns vistos mais de 5 vezes: 2001, uma odisséia no espaço, de Stanley Kubrick, O homem que matou o facínora de John Ford, Face oculta de Marlon Brando, Kill Bill – v. 2 de Quentin Tarantino e Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola. Todos eles filmes americanos. Americano, como designação de quem nasce nos Estados Unidos, sempre me intrigou. Nasci no Brasil e sou da America.Do Sul. E não me chamam de americano, me chamam de brasileiro.

A palavra e o poder

Em 1925, Vladimir Maiakóvski, o poeta Russo, viajou pela América visitando Cuba, México e EUA o que resultou no livro Minha descoberta da América(1). Disso resultou uma prosa quase fotográfica, que mescla o ritmo da própria poesia maiakovskiana com o realismo cru do registro. Com essa poética do flash, ele descreve o navio povoado por uma mescla dos tipos humanos mais diversos, párias de toda espécie. Russos vagando pelo mundo à procura de emprego, turcos que só falam inglês, representantes de empresas francesas com passaportes paraguaios e argentinos, esses "colonizadores contemporâneos" que dividem o navio em classes, com a primeira vomitando na segunda, a segunda na terceira e esta em si mesma: cruza tudo isso com a história da exploração dos índios e negros norte-americanos por toda espécie de aventureiros(2). Quando se diz "América" na imaginação logo aparecem Nova York, Manhattan, Los Angeles, Hollywood etc. Estranho porque as Américas são três: a do Norte, a Central e a do Sul. Os Estados Unidos não ocupam nem toda a do Norte. Tomaram, apropriaram e incorporaram a denominação da todas as Américas.

Estranho e certo. Diz Maiakovski: "Certo, porque pegaram à força o direito de se autodenominar Estados Unidos da América, com encouraçados gigantes e dólares, enchendo de medo as repúblicas e colônias vizinhas. Só durante minha única curta temporada trimestral vi os americanos brandir um punho de ferro diante do nariz dos mexicanos sobre o projeto mexicano de nacionalização de seu próprio subsolo terrestre inalienável"

Que os Estados Unidos fazem parte da América todo mundo sabe. Mas, segundo Maiakovski, foi Calvin Coolidge (presidente de então) que "apenas formalizou essa
questãozinha em um dos últimos decretos, autodeterminando-se – e somente a si mesmos – americanos. Debalde o rugido de protesto de muitas dezenas de repúblicas e até de outros Estados Unidos (por exemplo, os Estados Unidos de México) que forma a América. Agora a palavra América foi definitivamente anexada".

A palavra não é neutra. Segundo Florence Carboni ela "é forjada no contexto do mundo social, embalado por relações de poder, das quais constitui representação e simbolização, ainda que o falante possua, em geral, consciência muito frágil da origem social e ideológica da língua e da palavra das quais se serve"(3).

Para Carboni "o uso polissêmico da categoria americano enseja que, ao lado dos americanos imediatos, plenos e legítimos, já que política, econômica e militarmente dominantes, surjam americanos necessariamente mediados, parciais e semi-legítimos, devido a sua subalternização continental. O império no mundo dos fatos se reflete e se reforça no mundo das palavras".

Originariamente, a palavra homo descrevia toda a espécie humana. Sua apropriação como designativo do indivíduo de sexo masculino, no contexto da ordem patriarcal, apoiou, no mundo da língua, o encobrimento e a subalternização da mulher, no mundo das coisas(4). A palavra "homem" em boa parte dos textos atuais representa os sexos masculinos e femininos.

A designação exclusiva dos habitantes dos Estados Unidos como norte-americanos é também incorreta. Canadenses e mexicanos são habitantes da América do Norte. Seria como designar de "sul-americanos" os habitantes do Brasil. "Africanos" os habitantes da África do Sul. A definição de quem nasceu nos Estados Unidos como estadunidense constitui a única nominação pátria correta, linguística e sociologicamente. Ela constitui a restauração lingüística, desprovida de valor, do sentido inicial do termo americano - habitante da América - que sofreu deslocamento semântico impróprio devido ao poder material e cultural do imperialismo estadunidense(5).

Spike Lee, cineasta estadunidense, recentemente (agosto de 2010) anunciou o seu último filme "If God is Willing and Da Creek Don't Rise" para a HBO como a continuação de "Quando Os Diques Se Romperam: Um Réquiem em Quatro Atos", documentário sobre os estragos feitos pelo furacão Katrina em Nova Orleans. Estragos principalmente na Nova Orleans pobre e negra. Disse Spike Lee sobre o filme: "Nós queríamos, com o segundo filme, continuar a história, que é uma grande parte da história da América". Num trecho deste último filme há uma comparação entre Nova Orleans e o Haiti após o terremoto (janeiro de 2010) que devastou o país da América Central. A "América" citada pelo cineasta não se refere a apenas USA. Ele estava se referindo à triste história da América dos americanos.

Os americanos e americanas


Touro Sentado, Urso que Corre, Cavalo Branco
e outros chefes indígenas estadunidenses (6)



Francisco Villa e Emilliano Zapata, mexicanos, em 1914 (7)


Lampião, Maria Bonita e demais companheiros brasileiros (8)


Vidas Secas (filme): Fabiano, Sinhá Vitória e filhos, brasileiros (9)


Indios do Xingu, brasileiros (10)



Marylin Monroe, estadunidense, por Bert Stern (11)


Marlon Brando, estadunidense, e Anthony Quinn, mexicano (12)


Cholazita,inca, peruana (13)


Mecedes Sosa, argentina (14)


Mulher da Guatemala da etnia maia (15)


Pablo Neruda, chileno (16)


O autor, aos 8 anos de idade, brasileiro (17)


Edson Pereira Cardoso, setembro de 2010








Referências

1.    Vladimir Maiakovski, Minha descoberta da América, Martins Fontes, 2007

2.     Paulo Bezerra, Um comuna nos EUA, Folha de São Paulo, 09/09/2007

Florence Carboni, “Apenas estadunidenses”, Revista Espaço Acadêmico, nº 46, março 2005.

4.    Idem

5.     Ibidem


7.    Idem

8.    Pesquisa Google – Lampião e Maria Bonita

9. http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&q=vidas+secas+filme&aq=3&aqi=g10&aql=&oq=vidas+secas+&gs_rfai=&fp=dca3e15775870e9b. No filme Fabiano é representado por Átila Iório, Sinhá Vitória por Maria Ribeiro e os filhos por Gilvan Lima e Genivaldo Lima. Vidas Secas, de Graciliano Ramos, é um clássico da literatura brasileira. O Vidas Secas que tenho comigo, da Record de 2010, é a 113ª edição.
 
10.Fotos tiradas na década de 70 pelo fotógrafo Valdir Zwetsch no parque indígena do Xingu que mostram rotina dos índios. folha.com.br/fg2642

 11http://www.zimbio.com/

12.http://www.slideshare.net/jarbascomputadores/detrs-de-las-cmaras,
Marlon Brando e Anthony Quinn quando da filmagem de “Viva Zapata”, 1952, de Elia Kazan

13. http://www.co.terra.com/imprime/0,,OI2946444-EI6580,00.html Os incas habitaram a Cordilheira dos Andes, na região do atual Peru, entre os anos de 3000 a.C e 1500 da nossa era.


15.Grande Atlas Universal. América do Sul e Central e Antártida, vol. 3, p.39, Editorial Sol, 2004.


17.Foto de Nilson Cardoso de Carvalho, 1958











Nenhum comentário:

Postar um comentário