segunda-feira, 24 de abril de 2023

Apostas esportivas: o cassino da hora

Apostas esportivas geram R$ 3 bilhões em patrocínios e publicidade

 Rodrigo Mattos, UOL, 23/04/2023 

No início de 2023, as apostas em jogos de futebol viraram tema para o governo federal que prepara uma regulação para os sites e operações. Em paralelo, o Ministério Público de Goiás descobriu um esquema de manipulação de lances e resultados que atingiu o Brasileiros das Séries A e B. Os dois temas geram preocupação em clubes e na CBF. Explica-se: o segmento de sites de apostas tornou-se relevante como fonte de receitas do futebol.

A estimativa é de que o setor invista R$ 3 bilhões em patrocínios e publicidade por ano, entre camisas de times, placas de campeonatos e espaços na mídia (televisões, sites, vídeos de youtube). O número é do governo federal que levantou dados sobre o tema para regula-lo.

Em campeonatos nacionais e estaduais, o segmento de apostas esportivas tornou-se o principal investidor em placas. Os próprios campeonatos da CBF como a Copa do Brasil têm o naming rights vendidos para a casa de apostas.

A avaliação na cúpula da CBF é de que o problema de manipulação de apostas foi gerado pela demora do governo federal em regular o setor. A lei que legalizou as apostas esportivas é de 2018, mas o governo de Jair Bolsonaro não fez a regulamentação do setor. Na visão da CBF, isso causou o problema atual.

Os próprios clubes foram ao Ministério da Economia para falar sobre a regulação de apostas pelo medo de as novas regras afetarem suas receitas. A principal preocupação é em relação aos patrocínios. Ou seja, não haveria chance de uma restrição de patrocínios, como feito na Premier League, quando boa parte dos espaços masters de camisas é ocupado por casas de apostas. A CBF contrata a empresa de auditoria Sports Radar para monitorar as apostas e identificar possíveis irregularidades. Relatórios são enviados a órgãos de investigação públicos e ao STJD. Mas membros da Justiça Desportiva entendem que os relatórios são pouco consistentes para iniciar investigações, que necessitam do poder de polícia para avançar em apurações.

Casas de apostas ressaltam que são prejudicadas pela manipulação de apostas, afinal, perdem dinheiro. Apostas em cartões amarelos, escanteios ou pênaltis - populares nos sites - são alvos fáceis de gerar esquemas, mais do que alterar placares, vitórias e derrotas. A exposição da extensão do esquema de manipulação de jogos gera um dilema para o futebol. Governo federal, a CBF, os clubes e a mídia inteira perdem com qualquer restrição de patrocínios aos sites de apostas que turbinam o setor esportivo. Ao mesmo tempo, se a manipulação de jogos não for contida, o futebol brasileiro está ameaçado pela perda de credibilidade com o público.

Em tempo

Clubes da Premier League aprovam retirada de patrocínios de casas de apostas da frente das camisas

Mudança vale para o início da temporada 2026/27. Atualmente, oito clubes da liga inglesa têm empresas de jogos de azar como patrocinadores

Redação do ge — Londres, Inglaterra, 13/04/2023 

Os clubes da Premier League votaram e concordaram em retirar patrocínios de casas de apostas da frente das camisas. A mudança, que acontecerá a partir do início da temporada 2026/27, afeta diretamente oito equipes, que possuem patrocínio de jogos de azar: Bournemouth, Brentford, Everton, Fulham, Leeds, Newcastle, Southampton e West Ham.

Segundo comunicado divulgado pela Premier League (veja na íntegra no fim da matéria), entende-se que as casas de apostas ainda poderão aparecer em outras áreas, como nas mangas das camisas e painéis publicitários. Até o fim da temporada 2025/26, os contratos podem permanecer normalmente. Segundo a TV britânica "Sky Sports", o valor somado do patrocínio de casas de apostas de clubes da Premier League chega a 60 milhões de libras (aproximadamente R$ 370 milhões).

Nota oficial da Premier League

"Os clubes da Premier League concordaram coletivamente em retirar o patrocínio de jogos de azar da frente das camisas dos clubes, tornando-se a primeira liga esportiva do Reino Unido a tomar tal medida voluntariamente para reduzir a publicidade de jogos de azar.

O anúncio segue uma ampla consulta envolvendo a Liga, seus clubes e o Departamento de Cultura, Mídia e Esporte como parte da revisão contínua do governo da atual legislação de jogos de azar. A Premier League também está trabalhando com outros esportes no desenvolvimento de um novo código para patrocínio de jogo responsável.

Para ajudar os clubes na transição do patrocínio de jogos de azar, o acordo coletivo começará no final da temporada 2025/26temporada", disse a Premier League em comunicado oficial.


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