segunda-feira, 26 de julho de 2021

Guaraná Jesus

SONHO COR DE ROSA
Por Ana Cláudia Guimarães, 26/07/2021

Já está em produção o longa-metragem que vai contar a história do farmacêutico maranhense Jesus Norberto Gomes, inventor nos anos 1920 do famoso Guaraná Jesus, o refrigerante mais popular no Nordeste do Brasil, que foi comprado em 2001 pela Coca-Cola.


Em 2020, a bebida ganhou o noticiário internacional e ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter quando foi citado por Jair Bolsonaro em declaração homofóbica. Durante uma visita ao estado, o presidente tomou o Guaraná Jesus, que é cor de rosa, e questionou se teria virado "boiola".
A produção do filme "Além do sonho cor de rosa" é da carioca Fernanda Kalume e da bisneta de Jesus, Roberta Gomes, que também assina o roteiro. A cantora maranhanse Pablo Vittar será convidada para fazer uma participação afetiva no longa, primeira produção que pretende levar a história do Maranhão para os festivais internacionais de cinema.


Jesus Norberto Gomes era comunista e ouvinte assíduo da rádio BBC de Londres; recebia revistas russas e chinesas, mesmo sem saber ler, mas gostava de ver as figuras. Era ele que desenhava os rótulos dos produtos e escrevia os textos auxiliares e também de propagandas para os jornais locais. Visonário, nos anos de 1930 ele  dividia com os funcionários o lucro da empresa. Aliás, fez isso antes da instituição do 13º salário no Brasil. Quando foi instituído, Jesus brincou com seus funcionários que estudaria a possibilidade de pagar o 14º já que o 13º ele já pagava.

Guaraná Jesus, apesar do nome, foi criado por um ateu; conheça a história


O ateu, com fama de comunista, que inventou o Guaraná Jesus



Nenhum comentário:

Postar um comentário