domingo, 21 de dezembro de 2025

Vasquez, o visionário e desbravador

O espanhol que mudou a história da pesquisa científica no ES e deu o próprio nome a museu

Ainda adolescente, Elisardo Corral Vasquez se encantou pela ciência atrás de um balcão de farmácia. Em décadas, ele estudou, se formou e doou todo o conhecimento obtido à criação de cursos de mestrado e doutorado na Ufes

Nayra Loureiro, 20.12.2025, A Gazeta, Vitória ES

Aos 80 anos, Elisardo Corral Vasquez demonstra o mesmo encantamento pela ciência de quando descobriu este mundo em uma farmácia, em Santos, logo após chegar ao Brasil. Crédito: Fernando Madeira

Entre prateleiras com instrumentos antigos e frascos de vidro, surge um homem de jaleco branco, com fala mansa e olhar sempre curioso e atento. É neste ambiente, tipicamente de um laboratório, que, aos 80 anos, o cientista Elisardo Corral Vasquez se realiza dia após dia. Desde que "se entende por gente", ele prefere os experimentos ao descanso que a aposentadoria permitiria. É ali, entre microscópios, livros e memórias, que este espanhol se sente em casa.

Nascido na Espanha e radicado no Espírito Santo desde o fim dos anos 1970, o professor construiu uma trajetória marcada pela curiosidade e pela persistência. Foi o responsável por implantar o primeiro mestrado e doutorado da área da saúde no Estado, ambos voltados para Ciências Fisiológicas. Mais recentemente, criou o Museu de Biociências, em Vila Velha, espaço gratuito e pioneiro que preserva parte da história da medicina e da fisiologia no Brasil.

Antes de se tornar referência em Fisiologia, ele era apenas um menino de 12 anos que cruzava o Oceano Atlântico em um navio repleto de crianças órfãs. O ano era 1956, e a miséria da Europa empurrava famílias inteiras para diferentes cantos do mundo. Os pais de Elisardo haviam deixado a região espanhola da Galícia rumo ao Brasil em busca de trabalho.

“Na embaixada, disseram a eles que seria mais fácil conseguir visto se viessem sem os filhos, pois o Brasil queria casais para trabalhar”, lembra. O pai foi operário na gráfica da revista Manchete; a mãe, caseira na casa dos donos.

O casal não se adaptou no Rio de Janeiro e se mudou para Santos, no litoral de São Paulo. Já os filhos ficaram na Espanha, até serem trazidos pelas missões católicas no fim de 1957. “Eu e meu irmão viemos num navio com cinquenta crianças órfãs. Era a última viagem do navio, depois ele seria desmontado em Buenos Aires”, contou.

Quando o barco atracou no Rio, quase todas as crianças já tinham alguém à espera, menos os dois irmãos, que ficaram desesperados. O capitão, com pena, prometeu deixá-los com as autoridades em Santos, a última parada da embarcação.

O que os irmãos não esperaram era que o pai deles, Don Alfonso Vilariño, iria aparecer inesperadamente em meio à multidão, proporcionando um reencontro digno de cinema. “Meu pai lia o jornal todos os dias, acompanhando os navios que chegavam. Quando viu nosso nome do nosso, percebeu que era o nosso barco”, recorda.

Ao atracar, Elisardo olhou do convés e avistou o pai. “Gritei: ‘Capitão! Capitão! Meu pai está lá embaixo!’ Ele subiu, me pegou no colo e levou meu irmão também. Foi um milagre a gente se encontrar”, disse.

O despertar da curiosidade

Já em Santos, ainda adolescente, o pai de Elisardo o levou até o dono de uma farmácia, insistindo para que o menino fosse contratado. O patrão acabou cedendo e, sem imaginar, deu o primeiro emprego ao futuro cientista. No início, a função dele era simples: limpar vidros, bancadas e instrumentos. Mas o jovem curioso queria entender o que acontecia nos bastidores do estabelecimento.

"Eu via o farmacêutico preparar xaropes, pomadas, cápsulas. Eu observava tudo e, com o tempo, aprendi a fazer. Fazia escondido. Quando percebi, já fazia curativos, aplicava injeções e esterilizava instrumentos." Elisardo Corral Vasquez, Cientista

Aos 15 anos, já era mais do que um ajudante. O cientista diz que a farmácia foi a primeira universidade dele. E a vida ainda guardava um empurrão inesperado para o jovem em formação. Certa noite, uma vizinha, cantora, o ouviu tentando acompanhar uma música em inglês e decidiu intervir. “Ela me disse: ‘Por que você não estuda inglês? É a língua do futuro’”, relembrou.

O conselho mudou o rumo da vida de Elisardo. Ele foi até o Instituto Brasil–Estados Unidos e conseguiu uma bolsa para estudar inglês. “Estudei dois anos, e lá descobri uma biblioteca cheia de livros de química, física e biologia. Li tudo. Foi ali que percebi que podia sonhar com a universidade”, disse

Elisardo Vasquez na época em que trabalhava na farmácia em Santos. Foram 10 anos de trabalho, indo de faxineiro a gerente do estabelecimento. Crédito: Arquivo pessoal

Aos 22 anos, Elisardo foi aprovado na Universidade de Brasília (UnB). Começou em Medicina, mas logo percebeu que queria mergulhar mais fundo nas causas das doenças. Por isso, passou a cursar Ciências Biomédicas, que formava professores e pesquisadores. “Queria entender como o corpo funcionava antes de aprender a tratar”, contou.

A escolha o levou até Ribeirão Preto, onde ficava a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Usp), um dos maiores centros de pesquisa da América Latina. “Era o meu sonho. Lá se fazia ciência de verdade. Entrei para o mestrado em 1976, no Laboratório de Pesquisa Cardiovascular, e fui orientado pelo professor Eduardo Moacir Krieger, um dos nomes mais respeitados do país".

Elisardo (à direita) e Eduardo Moacir Krieger, um dos pesquisadores mais importantes do Brasil . Crédito: Arquivo pessoal

Sob a orientação de Krieger, aprendeu a unir rigor científico e paixão pelo ensino. A partir disso, Elisardo começou a dar aulas e palestras para alunos de Medicina e descobriu a vocação para ensinar. Na USP, participou de projetos pioneiros sobre hipertensão e estudou formas de registrar a atividade cardíaca de ratos acordados, algo inédito no país. “Desenvolvemos um sistema que permitia monitorar o coração por 15 dias seguidos. Foi uma revolução para a fisiologia da época", recorda-se.

A convivência com cientistas formados por Bernardo Houssay, Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, consolidou o espírito de pesquisador que o acompanharia por toda a vida. “Esses professores trouxeram para o Brasil uma cultura de disciplina e curiosidade. Aprendi que ciência é insistir até entender”, destacou.

A vez de Vitória...

O convite para vir ao Espírito Santo surgiu por acaso, entre um mestrado e um doutorado em Ribeirão Preto. O diretor do Centro Biomédico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) havia enviado uma carta à USP pedindo indicações de jovens cientistas. Ribeirão Preto era referência na formação em Biomedicina e o nome de Elisardo apareceu na lista.

Ele aceitou o desafio sem saber exatamente para onde estava indo. O encanto com o Espírito Santo foi imediato, mas a realidade da Ufes era dura. “Não tinha estrutura, nem ratos de laboratório. Eu trouxe o primeiro casal de Ribeirão Preto, eles comeram a gaiola e fugiram. Tive que catar os dois pelo campus”, relembra.

Nas décadas de pesquisa, Elisardo desenvolveu muitas delas com a utilização de ratos de laboratórios, que no museu deram lugar a bichinhos de pelúcia. Crédito: Fernando Madeira

Entre improvisos e boa vontade, o professor recém-chegado começou a construir do zero o espaço para pesquisa em Fisiologia. Transformava aparelhos velhos em instrumentos de medição e criava soluções para fazer a ciência acontecer. “Eu dizia que a criatividade era o nosso financiamento”, reforçou.

O período também coincidiu com os anos mais duros da ditadura militar. Os jornais eram censurados, e os alunos viviam sedentos por informação. “Eu viajava para São Paulo a cada quinze dias e trazia (os jornais) Folha, Estadão, Pasquim. Eles devoravam tudo. Era o nosso jeito de resistir”, conta.

Com o tempo, o professor também passou a se envolver na vida política universitária. Tornou-se presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes) e ganhou respeito pela oratória firme e presença nos debates. Mesmo nos anos de militância, Elisardo nunca se afastou da ciência. “Eu fazia política fora do expediente. Das oito às seis (da tarde), eu estava dentro do laboratório”, relembra.

Liderança reconhecida

Quando Elisardo chegou à Ufes, o cenário científico capixaba era praticamente desértico. Cada professor pesquisava sozinho, em áreas distintas, sem infraestrutura ausência de equipamentos modernos. “Um estudava Química, outro Biologia Agrícola, um terceiro estava em Serviço Social. Eu pensei: se cada um continuar isolado, ninguém vai sair do lugar”, conta.

O reconhecimento pelo esforço cresceu rápido e chamou atenção da reitoria. O reitor da época o convidou para liderar a criação do primeiro mestrado do Centro Biomédico.“Ele queria tudo pronto antes de encerrar o mandato. Fui atrás de uma empresa que fazia construção rápida, pré-moldada. Cada viga pesava duas toneladas. A gente montou o prédio em tempo recorde”, lembra.

Para equipar o novo programa, Vasquez foi ao Rio de Janeiro, na sede da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Ele fez uma proposta e conseguiu apoio financeiro. “Eu comprava cada aparelho com o máximo de acessórios, para transformar um em três. Era o nosso jeito de multiplicar recursos”, esclareceu. O mestrado foi inaugurado em 1987 e se tornou um marco na história da ciência capixaba.

Convite e felicidade

O passo seguinte viria de forma ainda mais simbólica. Enquanto fazia pós-doutorado nos Estados Unidos, Elisardo recebeu um convite para criar o primeiro doutorado do Espírito Santo. “Foi uma alegria enorme. Eu lembro de comemorar no laboratório, sozinho”, destacou. De volta ao Brasil, ele liderou a criação do primeiro curso de doutorado da área da saúde no Espírito Santo.

O doutorado formou os primeiros médicos doutores do Estado e colocou a universidade federal no mapa nacional da ciência. “A engenharia disputava comigo quem tinha sido o primeiro doutorado do Espírito Santo, mas eu ganhei a corrida”, brinca.

O legado em movimento

Após quatro décadas na Ufes, Elisardo Vasquez se aposentou das salas de aula, mas descansar ainda não é opção. Pouco tempo depois, recebeu um convite da Universidade Vila Velha (UVV), que pretendia fortalecer a pesquisa e pós-graduação. Na nova casa, o cientista ajudou a estruturar o mestrado, o doutorado e, mais tarde, viu a unidade conquistar o título de universidade.

O que move Elisardo, mesmo aos 80 anos, não é a posição acadêmica, é o prazer de aprender e compartilhar. Durante os anos de pesquisa nos Estados Unidos, ele começou a reunir equipamentos antigos de laboratórios. “As universidades americanas leiloavam os aparelhos e eu os disputava com chineses e russos. Comprava o que podia com o dinheiro da bolsa, como balanças, estereotáxicos, medidores de pressão, aparelhos de registro neural”, disse.

Ao final de tudo, juntou cerca de 70 caixas cheias de materiais científicos. Décadas depois, este acervo virou o coração de um novo projeto: o Museu de Biociências, espaço gratuito e aberto ao público, instalado no campus de Biopráticas da Universidade de Vila Velha. “Eu sempre quis um lugar para preservar e mostrar a história da ciência. Falei com a reitoria e fiz um acordo. Eu doava o museu, desde que nunca cobrassem entrada. Eles aceitaram", conta.

O Museu de Biociências da UVV recebeu o nome do cientista espanhol e boa parte do que está nele, foi obtido por meio dos esforços de Elisardo. Crédito: Fernando Madeira

O professor Elisardo Vasquez 

O Museu de Biociências da UVV recebeu o nome do cientista espanhol e boa parte do que está nele, foi obtido por meio dos esforços de Elisardo. Crédito: Fernando Madeira

Hoje, o professor dedica entre dez e doze horas por dia ao espaço. “Os seguranças até brincam que sou o que mais trabalha aqui. Não me deixam entrar sábado e domingo, dizem que preciso descansar”, conta, sorrindo.

No museu, nada é estático. Cada equipamento é restaurado, desmontado, limpo e remontado pelo próprio cientista. Tudo o que está exposto funciona e o que não funciona, não entra em exibição. As visitas são guiadas e quem conduz o passeio é o próprio Elisardo. “É o primeiro museu do Brasil onde o cientista é o guia”, diz com orgulho.

Além das exposições, o espaço virou um ponto de aprendizado e bem-estar. Vasquez treina 53 alunos de Medicina para atuarem como monitores e planeja atividades voltadas ao público idoso. “Quero fazer oficinas de equilíbrio, dança, jogos cognitivos. O museu também é um espaço de saúde e reabilitação",

Quando indagado sobre o que o motiva a seguir trabalhando, o cientista responde sem hesitar: curiosidade. “Eu gosto de aprender. Se alguém me faz uma pergunta que não sei responder, eu pesquiso. Às vezes, vou até a casa da pessoa levar a resposta. O que me move é a descoberta", orgulha-se.

Olhando para trás, Elisardo Vasquez fala da própria trajetória com a serenidade de quem sabe que deixou marcas profundas. São 80 anos de vida e mais de cinco décadas dedicadas à pesquisa, ao ensino e à formação de gerações de cientistas capixabas.

“Eu gosto de pensar que fui a criança que virou empreendedor da ciência. Um menino pobre, filho de pais analfabetos, que chegou sem falar português e construiu uma vida inteira dedicada ao conhecimento”.


sábado, 20 de dezembro de 2025

A gravidade da realidade é pesada demais

Casa grande e senzala

Numa universidade federal do sudeste brasileiro trabalham 3.740 servidores e servidoras: docentes, técnicos administrativos (TA) e técnicos terceirizados (TT). Nesta universidade estudam 18.473 estudantes.

A pirâmide

Docentes: remuneração de 20 salários mínimos (sm) [30%], 10 sm [60%]

TA: 4 sm [30%], 3 sm [60%]

TT: 3 sm [20%], 2 sm [70%]

Entreato

Virgínia (2 sm) trabalha na universidade há 5 anos. O marido (3 sm), idem. O casal tem uma filha e um filho de 6 e 8 anos respectivamente. Moram na periferia da cidade. Por enquanto sobrevivem.

Aline, docente (20 sm), convida Virgínia para conversa em sua sala. 

Estamos no fim de ano e gostaria de te presentear, disse Aline. O que você quer de Natal?

Na lata a resposta de Virgínia: salário.

Pelo menos um quarto do que a senhora ganha, completou.

Silêncio na sala. 

Virgínia saiu pistola.


A gravidade da realidade é pesada demais


Onda modulada pela inteligência

Depois de rever a série chinesa "Três Corpos (San ti)", 2023 (disponível no site Rakuten Viki), lembrei disso: "Cayahuari Yacu, the jungle Indians call this country, the land where God did not finish Creation. They believe only after man has disappeared will He return to finish His work." (do filme Fitzcarraldo) ou  “é uma terra que Deus, se ele existir, criou com raiva. É a única terra onde a criação está inacabada ainda.

Explicando

A trilogia (ficção científica) de Cixin Liu, em que a série "Três Corpos (San ti)" se baseia: O problema dos três corpos (vol. 1), A floresta sombria (vol. 2) e O fim da morte (vol. 3). Publicação da editora Suma com tradução de Leonardo Alves, em 2016, 17 e 19, respectivamente.

O contexto na obra de Cixin Liu, no volume 1, transita entre o paradoxo de Fermi (a aparente contradição entre as altas estimativas de probabilidade de existência de civilizações extraterrestres e a falta de evidências para, ou contato com, tais civilizações) e o pessimismo sobre continuidade da existência do planeta Terra face ao inerente poder autodestrutivo dos humanos. Uma denuncia sobre as questões ambientais, guerras, bombas atômica e de hidrogênio. E uma contundente reflexão sobre o desenvolvimento da ciência e tecnologia. 

A tecnologia não é boa nem má, mas ela não é neutra.

A vinda de alienígenas salvaria a Terra? Taí o nó górdio.

Duas citações:

(1)

Somos pessoas que vivem neste planeta aproveitando as facilidades que a ciência nos traz e suportando os perigos que ela nos causa. (Episódio 13 - Mu Xing (Rong Yang) a jornalista)

___

(2)

Eu me tornei a morte

- Eu me tornei a morte, o destruidor dos mundos! - exclamou Allen

- O que?! - Rey Diaz virou a cabeça de repente, como alguém tivesse disparado em suas costas.

- Oppenheimer proferiu essas palavras quando viu a primeira explosão nuclear. Acho que é uma frase do Bhagavad Gita.

O disco no leste se expandiu rapidamente, lançando uma teia dourada de luz sobre a Terra. O mesmo Sol estava presente naquela manhã em que Ye Wenjie sintonizara a antena da Costa Vermelha, e antes, muito antes, o mesmo Sol havia iluminado a poeira baixando após a primeira explosão nuclear. Os australopiteco de um milhão de anos atrás e os dinossauros de cem milhões de anos atrás haviam voltado seus olhos ignorantes para o mesmíssimo Sol, e antes, muito antes, a luz difusa que havia penetrado a superfície do oceano primitivo e fora sentida pela primeira célula viva fora emitida pelo mesmo Sol.

- E então - continuou Allen - um homem chamado Bainbridge rebateu a declaração de Oppenheimer com outra, que não tinha absolutamente nada de poética: "Agora nós somos todos uns filhos da puta". (p. 135, vol. 2)

___

No volume 3 (O fim da morte), Cixin Liu, dá o veredito e caminhamos para o buraco infinito do fim.


A gravidade da realidade é pesada demais









domingo, 14 de dezembro de 2025

Curtas metragens de animação ou não

Continuação de Animated short film 


Dia 08 Mês 12 Ano 2025 Hora 17 Min 35


Curta metragem de animação

Migrants | Award-Winning CG Animated Short Film about Climate change

Short of the Week, 2,08 mi de inscritos, 2,1 mi de visualizações há 4 anos

https://www.youtube.com/watch?v=ugPJi8kMK8Q

 

Destiny - Animation Short, Fabien Weibel, 50,2 mil inscritos 18.726.356 visualizações  19 de set. de 2012

https://www.youtube.com/watch?v=wEKLEeY_WeQ

 

Soft Rain | Animated Short Film (2023)

Omens Studios, 18,7 mil inscritos, 3,3 mi de visualizações  há 2 anos

https://www.youtube.com/watch?v=tbsfc6Wn2DU

 

CGI 3D Animation Short Film HD "The Wishgranter" by Wishgranter Team | CGMeetup

35 mi de visualizações  há 9 anos

https://www.youtube.com/watch?v=zON0wDD7VJY

 

The Balcony (CalArts Film 2022), Martinicup, 6,61 mil inscritos, 928 mil visualizações  há 3 anos

https://www.youtube.com/watch?v=Qb75vQK6dzk

 

An Award-Winning Animated Journey of a War Child: THE BOX - From Playhouse to Lifeboat

Animatick | Animation Studio, 26,6 mil inscritos, 4,3 mi de visualizações  há 7 anos

https://www.youtube.com/watch?v=KwCtWfwYlkw

 

My Love | CGI Animated Short Film | The One Academy, 192 mil inscritos, 4,3 mi de visualizações  há 2 anos

https://www.youtube.com/watch?v=H4M0Kjsr3_g

 

할아버지 (2012) / Grandfather, 한국애니메이션 Korean Animation, 53,4 mil inscritos, 56 mil visualizações  há 9 meses

https://www.youtube.com/watch?v=MeM97OHcGVo


Home sweet home | Cute short film about friendship - by Clenet, Mazevet, Paccolat & Diaz

KIS KIS - keep it short, 761 mil inscritos, 2,9 mi de visualizações  há 6 anos

https://www.youtube.com/watch?v=-gz9-I_iEbY

 

Drift - Animated Short Film, Saltwater Studios, 9 inscritos, 1,7 mil visualizações  há 2 semanas

https://www.youtube.com/watch?v=mgOyFidseU0

 

CGI Curta animado 3D HD: "Sobe" - por Alyce Tzue / TheCGBros

4,66 mi de inscritos, 9,6 mi de visualizações  há 9 anos

https://www.youtube.com/watch?v=UUlaseGrkLc


CG short film "Fallen Art" - by Platige Image

KIS KIS - keep it short, 761 mil inscritos, 6 mi de visualizações  há 5 anos

https://www.youtube.com/watch?v=nXIdmW4Hau0


Evangeline - Animated Short Film (2019)

Filmakademie Baden-Württemberg, 512 mil inscritos, 4,2 mi de visualizações  há 3 anos

https://www.youtube.com/watch?v=FUqttxtk8y0

 

Curta metragem

Silent Film - The Man And The Thief, Joel Plunkett, 10,4 mil inscritosm 3,2 mi de visualizações  há 14 anos

https://www.youtube.com/watch?v=P5MLKUnnT_A


[Korean Short film] Summer, bus_[단편영화] 여름, 버스 / Turn on Subtitle pls _PYX OFFICIALSura Korean bbq @ bangkok, 58,2 mil inscritos, 15 mi de visualizações  há 8 anos

https://www.youtube.com/watch?v=-MliIE5PGrI


WASTELAND | Short Film | Sci-Fi/Thriller/Drama/Smoot Films, 394 inscritos, 31 mil visualizações  há 11 dias

https://www.youtube.com/watch?v=gpN8YXaJv5Q


'THE DENTIST' Western Short Film, Michael Brian Rawlins, 21,6 mil inscritos, 3,3 mi de visualizações  há 5 anos

https://www.youtube.com/watch?v=XzS3jGocnck

 

Sci-Fi Fantasy Short Film "The Gray" | DUST | Online Premiere, DUST, 3,41 mi de inscritos, 424 mil visualizações  há 2 anos

https://www.youtube.com/watch?v=28Lnwu2Kd4o

 

OVER THE HILL | Short Film (2025), Ryan Canne, 185 inscritos, 20 mil visualizações  há 2 semanas

https://www.youtube.com/watch?v=VXbtf7qE-n4

 

Anti bullying short film: The Bus stop (2017), MagicCubeTV, 233 mil inscritos, 44 mi de visualizações  há 8 anos

https://www.youtube.com/watch?v=dmV4IzJZEVs

 

The Rock Errado, HEROmation, 82,6 mil inscritos, 5,3 mi de visualizações  há 6 anos

https://www.youtube.com/watch?v=eDaNejmf-1A

 

WIND PRINCESS - SHORT FILM (NAUSICAÄ TRIBUTE), Chris Tex, 39,8 mil inscritos, 4,7 mi de visualizações  há 2 anos

https://www.youtube.com/watch?v=LC4rfauJKPc

 

Baghdad Messi | A Short Film by Sahim Omar Kalifa, MAGNETFILM, 666 mil inscritos, 177 mil visualizações  há 7 anos

https://www.youtube.com/watch?v=2oL_vtD6m-c

 

Minibus - Iraqi Short Film Arbaeen Arabic Persian English Subs فيلم قصير عن الأربعين حافلة صغيرة

Barr Pictures Media, 51,2 mil inscritos, 985 mil visualizações  há 4 anos

https://www.youtube.com/watch?v=nUDreYRN93U

 

سلیمه الحرب اليرانيه العراقيه الهواز قريه البرديه

علاووي البخاتي الموسوي, 4,06 mil inscritos, 1 mi de visualizações  há 4 anos

https://www.youtube.com/watch?v=Q9TxaEwNhjE

 

One Summer | Shortfilm, Flo Ried, 1,73 mil inscritos, 633 mil visualizações  há 10 meses

https://www.youtube.com/watch?v=JxarXzBXM40

 

#مهمة_العوجا.. أحداث حقيقية وأبطال مُلهمون ‫#يوم_التأسيس

وزارة الدفاع

94,8 mil inscritos 6,5 mi de visualizações  há 9 meses

https://www.youtube.com/watch?v=P4YGQ-d4Wz8

 

The Beast (1988), Thawka Aung, 164 mil inscritos, 9,1 mi de visualizações  há 3 anos

https://www.youtube.com/watch?v=lVpX8B2ESW4


The Life of Death - named one of the best short films of all times on YouTube by "No Film School". Dubin Dubiniec, 4,68 mil inscritos, 2,6 mi de visualizações  há 9 anos

https://www.youtube.com/watch?v=x7vuWKWMxBI

 

8 " - (a short film), Aki-Kaki, 2,18 mil inscritos, 1 mi de visualizações  há 13 anos

https://www.youtube.com/watch?v=He9FeJZua20

 

Curta-metragem sobre a alienação do trabalho | O Emprego - de Patricio Plaza & Santiago Grasso

KIS KIS - keep it short, 761 mil inscritos, 594 mil visualizações  há 2 anos. Imdb  

https://www.youtube.com/watch?v=5KyifKNlY7A

 

sábado, 13 de dezembro de 2025

PÍLULAS

Em 3 anos e 7 meses (de 12.04.2022 a 30.11.2025) de Pílulas, uma (re)visão do que aconteceu no mundo complicado em que vivemos. Com um click em Pílulas... terá o acesso ao conteúdo da publicação.

Pílulas 37 

1. Animação – curtas metragens

2. Chaplin and Keaton Violin and Piano Duet

3. Jacqueline du Pré

4. Woody Allen & Max Born

5. Mariana Salomão Carrara vence prêmio São Paulo de Literatura 

6. Morre Jimmy Cliff aos 81 anos 

7. Morre Udo Kier aos 81 

8. Vídeo da tornozeleira é epitáfio surreal da era Bolsonaro 

9. COP30 escancara a mais nova versão da mentira 

10. Pablo Neruda entrevistado por Gabriel García Márquez

11. 'Vou para Hollywood, se Deus quiser' Tânia Maria, 78, cotada ao Oscar por 'O Agente Secreto' 

12. Dona Onete mudou a música do Pará

13. Macron pede a Lula que compense perdas das empresas por cortes de energia renovável 

14. Mundurukus protestam em frente à COP30 contra plano de hidrovias do governo Lula 

15. O editor 'maluco' que peitou a ditadura militar

16. Condenação da BHP em Londres dá esperança para reverter absolvição de réus da tragédia de Mariana, dizem atingidos 

17. ‘Não acabamos com a ditadura militar a partir de casa’, diz Silvio Meira | Roberto D’Ávila 

18. Por uma COP da verdade, que promova a transformação da realidade

19. Planejaram meu velório': remédio contra HIV está no SUS por causa dela

20. Surfando na excelente onda de filmes brasileiros

21. 'Manas’ é um filme necessário sobre abuso, silêncio e resistência feminina

22. Livrarias de rua engrandecem São Paulo 

23. O estado da cinefilia / Os melhores westerns 

24. 'Agente Secreto' capta a atmosfera de um Brasil sem rumo 

25. O degelo do paraíso - Ruy Castro

26. Marisa Monte transmite leveza a plateia receosa em 1º show com orquestra em SP 

27. Venho falando pretuguês, afirma escritora Ana Maria Gonçalves em posse na ABL

28. Indígenas caminham para o abismo e COP não vai ajudar, afirma Daniel Munduruku

39. 'O Doce está morto': tragédia de Mariana enterrou renda, lazer e cultura centenária ligados ao rio

30. Usina em Aimorés tenta renovar licença desde 2021 e pode perder concessão


Pílulas 36 

1. Clara Charf

2. Tá com pena? Leva pra casa!

3. Mercedes e Gabriel

4. O Estado se comportou como facção

5. Kleber Mendonça Filho

6. Geração Z usa redes sociais para ir às ruas e derruba governos pelo mundo

7. É assim que todos perdemos, playboys

8. Morte em Veneza

9. Gil, 83 e Jorge 86 

10. Reforma administrativa tem visão empresarial

11. A chacina sem capuz e a estatização das mortes

12. Guillermo del Toro diz que ‘prefere morrer’ a usar IA 

13. Morre Björn Andrésen, ator considerado o 'garoto mais belo do mundo', aos 70

14. Cenas de um mundo inventado

15. A escala 6x1 e a escravidão

16. Sérgio Amadeu fala sobre novo livro em que revela relação entre big techs e complexo militar

17. A neo- revolução industrial e suas consequências

18. Justiça absolve réus por incêndio no Ninho do Urubu, do Flamengo

19. Inteligência Artificial e o futuro do trabalho, com Atahualpa Blanchet 

20. Milhares saem às ruas nos EUA em protesto contra Trump

21. Vento de proa na diplomacia

22. Hora de descancelar Carlitos

23. A escalada militar de Trump contra a Venezuela repete o modelo da Guerra do Iraque 

24. Lula fere a Palestina de morte 

25. Bundas-comodities

26. Nobel palestino, acordo de paz e o papel dos EUA na crise de Gaza - José Arbex

27. Para evitar apagão, Brasil corta energia renovável e aciona termelétricas: entenda paradoxo do sistema elétrico

28. NOVA DISTOPIA: IA, BIG TECHS E OS DADOS DO GOVERNO 

29. Grande Sertão Veredas: Antônio Cândido sobre Guimarães Rosa 

30. O que é REALMENTE O SIONISMO? 

31. A GERAÇÃO DE ADOLESCENTES FORÇADA A TRABALHAR 

32. Não naturalizemos Maria Corina Machado 

33. Cessar-fogo em Gaza: palestinos reencontram familiares após deixarem prisões israelenses


Pílulas 35 

O Projeto de Netanyahu e Trump para a Palestina - Análise de Breno Altman 

Tarifa zero

O que você vê da sua janela?

Ghassan Kanafani e a literatura árabe no Brasil, com Ahmed Zogbi 

De noite, na cama - Ruy Castro

Trama golpista: PGR pede condenação de 8 kids pretos e um policial federal

Foro de Teresina | A condenação de Bolsonaro e o vexame de Fux 

Tenório Jr. é encontrado e identificado na Argentina quase 50 anos após morte

Generais na cadeia e a 'vitória da democracia' contra nossa história sempre viva de golpe

Nada de China ou norte da Europa; Etiópia, Nepal e Turquia são as novidades na energia limpa 

Um sopro de voz à esquerda 

Brasil promove programa de atração de milionários 

'Frankenstein': como é a versão de Guillermo del Toro

Condenação inibe militares na política, mas não evita arroubos golpistas

Ostentação de políticos, população pobre e redes bloqueadas: entenda a fúria da 'Geração Z' que levou o Nepal ao caos


Pílulas 34 

O olho da baleia 

Verissimo

Stalin e Trotsky

Jota pê

Bolsonaro é frouxo

Iris Lettieri

Zuzu Angel

O personagem Macbeth ou a personagem Macbeth?

Senhora dos afogados N. Rodrigue

Jaguar (1932-2025)

Tze-gu-juni, apache women

Sapatão

Arthur Moura: Mano Brown: a Dialética da Traição 

Japão 80 anos depois das bombas

Como encontrar e assistir filmes raros e difíceis de achar

Luis Fernando Verissimo é internado em UTI 

Laura Carvalho - Brasil tem estratégia de desenvolvimento? 

Istragam

Você pensa sobre legado?

Dostoiévski: adaptação animada

Cubanos no Mais Médicos

Adultização, Felca 

A Melhor Mãe do Mundo' rompe ciclo de violência com força e afeto

Petra Costa, Especial com Wesley Teixeira, Especial com Raimundo Barreto - Entre Teologias, Teorias e Domínio, Território Negro, Ideologia de Gene

A catedral orgânica

Arlindo Cruz

‘O Leopardo?’ Não. ‘Il Gattopardo’

Rio Amazonas

 'Tomei vacina em 10 minutos': estrangeiros vão às redes para elogiar o SUS

Alice: 'Não tenho medo': ela joga entre meninos no Flu e fez até gol em decisão

Carmen Miranda 

Documentário revisita carreira e legado de Sergio Leone


Pílulas 33 

Ah!!! Cristo

Ler versus ouvir

Audie Murphy, Denzel Washngton e Franco Nero 

7 gatinhos

O começo do fim

Ana Maria Gonçalves & Um Defeito de Cor

Carlos Lemos & Edifício Copan

Mahler & Sinfonia No. 3 

Jovens de Hiroshima pintam relatos de sobreviventes da bomba atômica

Di Melo 

A morte em proparoxítonas - Ruy Castro

Primeiro banho no Sena

Goleador palestino entrega o bicho à Faixa de Gaza

Emicida: a conversão da rebeldia em produto de mercado


Pílulas 32 

O coração do Brasil está envenenado

Síndrome de Estocolmo

Ópera, réquiem, sinfonia e samba são sonoridades que dominam a cena cultural

Zezé Motta completa 81 anos e relembra início de carreira na música

Por que estamos desperdiçando energia renovável no Brasil

Angie Dickinson 

Hazel Scott 

Maracanã completa 75 anos funcional e cheio, mas sob risco de ser menos usado

Deus me livre de poliamor, relação aberta, suruba

 Maria Victoria de Mesquita Benevides: O direito à democracia

1961 golpe branco (doc. do Canal Brasil)

O que acontece quando site de prostituição compra capa da Folha

Copa do Brasil parte 3

A Força de uma Mulher - a ex-judoca Edinanci Silva 

Arqueóloga Niède Guidon, que deu fama mundial à pré-história do Brasil, morre aos 92 anos

Território em Fluxo

México pode eleger 1ª juíza indígena em votação inédita após reforma do Judiciário

Com maior câmera digital já feita, projeto para mapear o céu inaugura era na astronomia

Leni Riefenstahl

Um genocídio contra o povo palestino e o politicamente inaceitável

O sentido das águas | Drauzio e João Moreira Salles em uma conversa sobre o Rio

 Marina no Senado, masculinidade no abismo e o fim do mundo na foz de um rio 


Pílulas 31 

A fotografia é a verdade, e o cinema é a verdade 24 vezes por segundo

Marina Silva1

Marina Silva2

Jeitinho brasileiro

Pensões militares versus ensino superior e bolsa família

As pensões e os bilhões da família militar

Participação privada no SUS

Índia promete atacar Paquistão com água

Normalização da mediocridade - Tostão

Brasil sobe cinco posições em ranking de IDH

Claudia Andujar

O crime no fundo das redes - Muniz Sodré

AMAZONAS, O MAIOR RIO DO MUNDO

A FRAUDE BILIONÁRIA NO INSS

Bruna: quando deixaremos de ter medo nas ruas?

Em defesa de uma camisa vermelha para a seleção

Partido Alto (filme) - Leon Hirszman

Guerra do Vietnã: 50 anos - análise de Breno Altman


Pílulas 30 

Clóvis Moura

Francisco: Construir pontes e não muros

O bom humor de Francisco

Papa Chico

Regulação da big techs

Beba Brahma, aposte com a Betnacional e corra para a Amil

Cachê da desgraça alheia

Raio-X na Amazônia revela vestígios de colônia portuguesa do século 18

Guerra comercial EUA x China

Maria Gladys

Merlin

Copa do Brasil parte 2

De manhã, copo na mão

SUS inglês

Manga, O maior goleiro do Inter

General  José Antônio Nogueira Belham

Saneamento privado e o neoliberalismo

Pelé

Jacinta Passos

Ruth de Souza e Léa Garcia

Maria João Pires

'Minha professora protegeu o criminoso nazista mais procurado do mundo'

Wagner Tiso

Quantos planetas e estrelas existem no espaço? Entenda a conta polêmica

'Adolescência' retrata uma família 'normal'?

Foreman x Ali: a maior das lutas e um livro que não merece ser esquecido

Identidade é peso leve em lutas civis

A ascensão do autoritarismo nos EUA é uma realidade

Heloisa Teixeira (1939-2025)


Pílulas 29 

De passagem pelo Rio

Loyola Brandão, Adolescência, Livraria Calil, J.S.Bach e Chico Science

Gerações Beta(2025-2039), Alpha (2010-2024), Geração Z (1995-2009), Geração Y (Millennials) (1984-1994), Geração X (1964-1983), Baby boomers (1947-1963), Geração Silenciosa (1925-1944)

Ladybower

Idosos abandonados

Sem Chão (No other land): diretor sequestrado

Enxame de satélites

George Foreman

O intraduzível Grande sertão: veredas

A primeira greve que abalou o Brasil

No Other Land

Livraria Berinjela

Sertão coroado – HQ

Araya 1959 – filme

Ensino técnico

Sermões – Pe Antônio Vieira

10 Westerns Recommended By Tarantino

A razão da idade

Feminicídio fez mais de mil vítimas por ano no Brasil desde 2015

Reels: Belluzo, Adoniran, Hospital psiquiátrico, Antônio Fagundes, Zezé Mota, Edson Cordeiro, Wes Montgomery, Zelia Duncan, Belchior, Léa Garcia


Pílulas 28 

Oscar já teve gente nua, bêbada e fazendo flexão; relembre esses momentos

China e o ajuste fiscal

Walter Salles

Você pensa que cachaça é água?

Lilian (do Leno e Lilian)

Tati Bernardi

PH Santos acerta e ponto

Crime compensa

Rio seco

New Yorker

O molho de tomate da minha mãe

O cancelamento de Maria Rita Kehl e as armadilhas do identitarismo

Identitarismo é fenômeno neoliberal para frear ação comum

Tifanny desabafa após título no vôlei: 'vai ter mulher trans campeã, sim'

Dom Casmurro

'Rio virou Caribe': por que a água ficou tão cristalina em praias cariocas?

Rio Tietê

Um trilhão de juros!

Sebo do Messias 

DeepSeek

Retorno de palestinos ao norte de Gaza reaviva pinturas de Pieter Bruegel

Paul Newman aos trinta

Florestania

Matar a morte

'Ainda Estou Aqui' aborda ditadura militar com suavidade apolítica

Copa do Brasil 2025


Pílulas 27 

Lillian Ross

Denise Del Vecchio

Oscar 2025

Tirânico e cruel, Ruy Castro

Darcy Ribeiro por Jonas Manuel

Zuckerberg e a masculinidade tóxica

O caso Pix no governo Lula

Tarifa zero

Lillian Ross, sempre repórter

Emendas orçamentárias e Dino

Inflação 4,83%

Suflê da Eunice

Fernanda Torres no Globo de Ouro 

O cinema de Ana Carolina por Lúcia Monteiro

Frantz Fanon por Mario Sergio Conti

Duros e morando juntos, Ruy Castro

Audrey Hepburn espiã

Retrospectiva 2025 por José Paulo Kupfer

Afinal, está tudo ótimo ou estamos em crise econômica?

Causos de Ariano Suassuna

Colônia Cecília, um sonho anarquista


Pílulas 26 

Cem anos de solidão, 2018, Gabriel García Márquez (Autor), Eric Nepomuceno (Tradutor), Record

O ladrão erudito 

João Reis vira referência LGBT no tênis: 'Minha voz é importante agora'

Indígenas do Canadá lutam para preservar memória de crianças mortas em escolas

Caminhos de Damasco 

Tarantino's Mind (curta 2006 HD) 

A história da mártir Anne Askew

CALMA URGENTE! - Saúde Privada, Sintomas Públicos 

A rota do cangaço, com Luiz Bernardo Pericás 

Exibição do filme - Utopia Tropical 

A geopolítica síria

Inteligência natural deve comandar a artificial - Tostão

Quem é Eve Babitz, autora comparada a Joan Didion que agora vai sair no Brasil

Brás Cubas, ora veja só - Mário Sérgio Conti

O absurdo do bife a cavalo - Marcos Nogueira

Os quepes pelos coturnos - Ruy Castro

In Billy Wilder, Um repórter em tempos loucos, Noah Isenberg (org.), p. 137, DBA Editora, 2022

Do Rio para zona leste de SP: Cartola teve bar na Vila Formosa

"Bach é o início e o fim de toda a música", diz regente - Missa em Si menor de Bach 

Thelonious Monk - I Should Care 

Três em cada quatro trabalhadores atuam 40 horas por semana ou mais no país


Pílulas 25 

6x1 não

Escala de trabalho 6x1 é especialmente cruel em restaurantes e bares

Fim da escala 6x1 é salvação do capitalismo, diz economista

'Ainda Estou Aqui' resgata memória do Brasil que teima em ignorar o passado

Redução de jornada de trabalho para 4x3

Esquerda dá 119 assinaturas para PEC 6x1 contra 32 da direita; PL só teve 1

Santos, sempre Santos!

Cine Ceará 2024: Lampião, governador do sertão: herói ou vilão?

Cachorros - Livro mostra saga do comunista que virou espião a serviço dos militares

Juros na lua: 11,25% | Copom entra na pressão por pacote contra ospobres | Lula reage | Café | vídeo

Não é um país sério - Ruy Castro

Lugar de fala é lugar de cale-se

Como o Letterboxd se tornou o centro do debate sobre filmes na internet

Ensino básico: cemitério a vista

Tarado por petróleo - Leonardo Sakamoto

The Cure volta às raízes góticas em novo álbum, 'Songs of a Lost World'

 O tamanho do buraco identitário - Muniz Sodré

 O começo da revanche - Ruy Castro

Made in Mexico: por que a nova Hollywood está ao sul da fronteira americana


Pílulas 24 

A tecnologia não é boa nem má, mas ela não é neutra

Há 50 anos, Ali azarão destronava Foreman em luta icônica do boxemundial

Discreto herói da seleção do tri, Everaldo é estrela do Grêmio 50 anos após morte

Vladimir Carvalho (1935-2024)

Aposentou, morreu

Antônio Cicero: Minha vida se tornou insuportável, diz Antonio Cicero em carta de despedida

Aziz Ab’Sáber 100 e o plantador de floresta

O plantador de florestas que sonha restaurar a Amazônia

CEM ANOS DA COLUNA PRESTES (1924-2024) - ANITA LEOCÁDIA PRESTES vídeo

Longas na vida curta - Ruy Castro

A resposta CHOCANTE de Breno Altman ao SIONISTA na Adufepe, UFPE10/03/2024 vídeo

Uma comédia screwball - 'Anora' por Inácio Araujo

Conheça Cavala, dona de bordel lésbica que se tornou a vereadora mais votada de Dourados (MS)

'O sertanejo é a música do fascismo brasileiro', diz Pedro Cardoso

Silvio Santos vai ao colégio - Ruy Castro

Professor no Brasil enfrenta instabilidade enquanto ainda busca valorização


Pílulas 23

Inácio, filho de Moreno e Durvinha

A vida de Aimée, a namorada de Vargas

A vida posta em risco na roleta - Muniz Sodré

Todos os argumentos contra as cotas se revelaram errados - Elio Gaspari

Um sinal aberrante de decadência nacional - Muniz Sodré

A great day in Harlem - Ruy Castro (Foto Art Kane)

Cometa se aproxima da Terra e promete espetáculo

Libanesa em voo de repatriados só aceitou vir para o Brasil com seus gatos

Demolição Digital: O apagamento da memória cultural na Era do Streaming [BRAINCAST 566]

Rios se formam no deserto do Saara após tempestades raras


Pílulas 22 

Ataque dos cães - The Power of the Dog, 2021 filme de Jane Campion

A autoridade climática de Lula: mais um castelo de areia no meio de uma tempestade perfeita

Cientistas usam fita métrica para calcular, árvore por árvore, a pegada de carbono exata da Amazônia

50 dias de greve no INSS: a greve que a mídia burguesa e progressista esconde 

Lula bombeiro joga gasolina na fogueira do clima

Não, presidente Lula, não queremos a BR-319

O futebol como fábrica de memórias entre mães e filhos


Pílulas 21 

Gás e óleo na floresta atropelam agricultores com preço baixo por terra e têm aval a dezenas de poços

John Textor está nu

Billy Wilder por Inácio Araujo

Ele nunca fez um mau filme - Ruy Castro sobre Billy Wilder

4 cliques, um certeiro: como fotógrafo bateu a foto perfeita de Medina

Uma imagem vale mais do que mil palavras e vale lembrar o nome do fotógrafo - Paulo Vinicius Coelho sobre a foto perfeito de Medina

Como filha de nazista vingou a morte de Che Guevara

Identitarismo enfraquece capacidade política da esquerda - Leonardo Avritzer

Como salvar a Amazônia do ponto de não retorno - Carlos Nobre

Os donos da nossa vontade - Ruy Castro

Uma criança é morta de forma violenta a cada 2 horas no Brasil, diz estudo


Pílulas 20

Aristide Maillol e a mulher

Era uma vez na América

Guru do vice de Trump defende um governo isolado e religioso

Morre, aos 94 anos, a economista Maria da Conceição Tavares 

Encyclopaedia Britannica - Sérgio Augusto

A enciclopédia é o mais bem-acabado subproduto do iluminismo - Sérgio Augusto

A gota - Cixin Liu, A floresta sombria

Tomates marcianos? Brasileira usa técnica maia para criar plantações em Marte

Anitta no terreiro - Muniz Sodré

Lourenço Mutarelli

Morre Albert Ruddy, produtor de 'O Poderoso Chefão', aos 94 anos

Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá - vídeo

Matheus Nachtergaele - Desconscerto 

Máquina de costura wi- fi com serviço de assinatura busca atrair geração Z

A 'tecnologia' do filtro de barro que está ajudando a combater o calor extremo

Dalton Trevisan - Mario Sergio Conti

Documentário 'Memórias de um Esclerosado' vence o Cine PE 2024


Pílulas 19 

O perigo do alto consumo de ultraprocessados pelas crianças brasileiras

A enciclopédia é o mais bem-acabado subproduto do iluminismo

Sem ação sobre ditadura, Brasil será denunciado por Corte Interamericana

Quem tem boca ‘vaia Roma’

Mãe é mãe e vice-versa

Estudantes pró-palestinos acampam na maior universidade do México

Filmes - dicas

A greve dos professores nas universidades federais é necessária? SIM

UFRJ caindo aos pedaços: professor cai em vão após piso de sala de aula ceder

A greve 24

Discos só para ver - Ruy de Castro

Livro sobre Hermeto Pascoal vê como alagoano virou um dos maiores músicos do país

Palestina já

Antero Greco

A personagem viva - Cixin Liu, A floresta sombria

A estória de um homem que passou a vida inteira pensando que era corno (Dom Casmurro) 

Eu me tornei a morte - Cixin Liu, A floresta sombria

Antero, Silvio e Apolinho deixam para trás um deserto - e muitas risadas

O poderoso chefão e a relação promíscua entre produção e a Máfia

Americana viraliza ao amar livro de Machado; por que livro é tão cativante?

Einstein visitou Brasil a contragosto e chamou cientista de 'macaco', mostram diários

Las Vegas em Pindorama

A forma do mundo surgiu - Cixin Liu, A floresta sombria


Pílulas 18 

Meu primeiro amor - José Eduardo Agualusa

Memórias de chumbo - Cid Benjamin

A última pessoa no mundo que conversou com Carmen Miranda - Ruy Castro

Filme lembra amor de Antonio Candido por Gildade Mello e Souza

Fernando Bonassi - Encontros de Interrogação (2011) - vídeo

Lygia Fagundes Telles: um século de histórias da dama da literatura brasileira

Dias Perfeitos, O Céu de Lisboa e Buena Vista Social Club - Wim Wenders

Sermão do 4° domingo da Ascensão - Padre Antônio Vieira

Viva o Brasil - Ruy Castro

Universidades veem proposta 'ofensiva' do governo Lula e ampliam greve

Palestina

Alexander Pushkin e Nikolai Gogol roubados


Pílulas 17 

Três Corpos, San ti, Série TV, 2023, Lei Yang

Sérgio Augusto: Nada a ver com Aldous Huxley ou Sansão

Um pedaço de pouco: Tudo para ‘Oppenheimer’, um filme reacionário, cretino e desonesto

Quem foi o visconde com 1280 escravos, tataravô de mulher de bilionário

O conto do pescador e do peixe - Alexandre Pushkin

Não é história, é presente. O Estado, construído por traumas, não deve temer suas mazelas -  Marcelo Rubens Paiva

Filmes a rever

Culinária - Receitas


Pílulas 16 

Graciliano Ramos e a fogueira

Um pedaço de pouco: série "Xógum: a gloriosa saga do Japão"

Entrevista é clássica com o grande Marlon Brando https://www.youtube.com/watch?v=rdmXB-OYnS4

Já viu DISCO de VINIL no MICROSCÓPIO? É IMPRESSIONANTE!

Renda no Maranhão é menos de 30% da registrada no DF; veja ranking das UFs

O surrealismo foi um dos movimentos de vanguarda mais controversos e influentes do século passado - Sérgio Augusto

O porquê de Finoca


Pílulas 15 

Equador revoluciona ao tratar a natureza como sujeito de direito - Milly Lacombe

Megalodonte, tubarão pré-histórico, é estrela de filme; entenda a sua vida há 20 milhões de anos

O Censo dos quilombolas

Por que vale a pena ter uma biblioteca em casa

Mahler, 5ª Sinfonia e o filme Tár  

Prof. Wilson Barbosa do Nascimento 

Recifense usa fotografia para imaginar mundo 'que não tivesse vivido a escravidão'

Governo discute fim da contribuição previdenciária na aposentadoria

Os livros que você nunca leu - Ruy Castro

Nem todas as cartas de amor são ridículas - Mirian Goldenberg

O Emmy 2023


Pílulas 14 

Letras: a turma da virada, século dezenove/vinte

Imagens parecidas no cinema: Dragões da Violência, Forty Guns, 1957 e Céu Amarelo, Yellow Sky, 1948

Milly Lacombe e Deus

O homem-bomba das Alagoas: policial aliado de Arthur Lira fez 1 bi em contratos - Lúcio de Castro

A Canção da Estrada / Pather Panchali, Satyajit Ray - Por Sérgio Vaz

Por que restaurantes do Peru deixam os brasileiros no chinelo?

Odores nada republicanos - Muniz Sodré

Revi The Night Of, minissérie, 2016, Richard PriceSteven Zaillian. Recomendabilíssima


Pílulas 13 

Graça: A vida e a obra de Graciliano Ramos

Clarice

Aves de Rapina: Ontem revi (14/05/2023) na HBO

A história real de um náufrago perdido nas lutas entre indígenas e europeus

Rosamaria Murtinho

Com britânicos 'mais pobres', NHS agora aprende com o SUS

Salário do professor no Brasil não aumenta mais que 50% até o final da carreira

Os 100 mais da Bravo (filmes)

Como neobolsonaristas - Jânio de Freitas

Ligeti, quando a vanguarda descobriu a música africana

Tony Tornado completa 93 anos e se emociona com festa surpresa de colegas

Portuguesa faz filme sobre como a família ficou rica escravizando negros


Pílulas 12 

Clarice

Cores da lua

Elas provaram que mulheres (também) sobem pelas paredes 

O Filme surrealista que mudou o cinema| UM CÃO ANDALUZ

Ficar devidamente calado requer anos de prática

Após dez anos de pesquisa, paulista adapta Bach para viola caipira


Pílulas 11 

Adélia Prado

Caetano Veloso – Elegia – Indo para o Leito -  vídeo 

SARAMAGO - privatize-se

Precisamos conversar sobre Laurindo Almeida

Carlos Saura (1932 - 2023) morreu no dia 10 de fevereiro de 23

The last of us


Pílulas 10 

Gatos, tubarões e cães no caminho de papas, cineastas e presidentes - Sérgio Augusto

Golpistas urinaram em peça de Burle Marx e quebraram um Krajcberg

Para entender por que os golpistas têm medo de Lula 3, olhe para a Amazônia

Luditas 2023 

Prisão de mafioso pode ajudar a encontrar obra de Caravaggio roubada nos anos 1960

Why Every Film Director Owes John Ford | Spielberg Kurosawa Fincher Tarantino Leone Scorcese Welles 

ATORES DE FAROESTE QUE MORRERAM CEDO - vídeos

Registros de violência doméstica aumentam quase 26% em dias de futebol


Pílulas 9 

TSE resultados 2022 (30/11/2022)

Sol sorrindo

 Conheça os finalistas do Prêmio Jabuti 2022

Assisti hoje (30/10/2022) Argentina 1985.  Recomendassíssimo. A arte a serviço da história.

Sua idade + seu ano de nascimento = ?


Pílulas 8 

Baleias

Finoca 100

Mulheres que enfrentaram desafios pela liberdade

Otto Lara Resende ganha filme sensível em seu centenário - Sérgio Augusto

Série da HBO Max, 'Irma Vep' é um passeio pelos bastidores do cinema

Conversando sobre o faroeste italiano 


Pilulas 7 

Simples poesia

Imagens que falam

Jupter

Piano de pau x aporrinhola - Ruy Castro

Debbie e Carrie

Imagem arqueológica viva 

Ons Jabeur, أُنْس جابر Uns Jābir

Reinaldo: O que o Chile ensina aos progressistas brasileiros 

Humberto Mauro

Alberto Cavalcanti

A música que fala: Martha Argerich, Yuja WANG

E a saga de June e Serena continua (Teocracia 1)

Os Borgias, “a santa igreja” e Maquiavel (Teocracia 2)


Pílulas 6 

A imagem que fala

Westworld, o filme de 1973 e a série de 2016 – 2022

Claudia e Brigitte, ícones do cinema, ainda vivem

O que falar da escravidão no ambiente audiovisual: The Underground Railroad, Watchmen e Alice

Joanne e Paul

Dez anos sem Carlos Reichenbach, e sua obra ainda é um eco do Brasil


Pílulas 5 

Sâmia me representa

Que diabo de buraco é esse?

O filme “O poderoso chefão” e a Máfia real

70 anos? “Só os meus ossos sabem”

As FOTOS MAIS ANTIGAS do Brasil - vídeo

Emakimono 

Georges Sadoul 


Pilulas 4 

O Vampiro de Fritz Lang

Tommy Lee Jones, e a via-crúcis 

France Nuyen e Marlon Brando

Dragão marinho

A circum-navegação de Magalhães - Elcano 

Louis Feuillade 

Les Vampires (1915–16) by Louis Feuillade - French Silent Crime Serial Film(with English Intertitle)

Os vampiros 1915 Parte 1 português 

Os Vampiros Les Vampires, 1915 de Louis Feuillade 


Pílula 3 

Imagens que falam

O telégrafo e a imprensa

A cinefilia

Os militares hoje: Gastos com pensões militares são o dobro das despesas previstas com a educação superior

Designer brasileiro refaz em 3D a face de um cão primitivo

Palácio Barberini, em Roma, expõe obra de Caravaggio para deficientes visuais

500 mil influenciadores, Ruy Castro

Escritores e músicos no cinema

Imagens que falam

Narcissus, 1599 by Caravaggio 


Pílulas 2 https://librinas.blogspot.com/2022/05/pilulas-2.html

 Lili Marlene

You never can tell 

Libre, de José Carlos Vilar

Deus no futebol, Milly Lacombe

Índios no Espírito Santo

Nava 


Pílulas 

Vidas em fuga - 13/03/2022. No meio do horror na Ucrânia

Bel e Caetano

Esperança e glória 

Adufes - Ssind. A chapa 2 venceu para o biênio 2022-2023

Continuo usando máscara