sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Família profana

Morreu Jeanne Moreau, em 31/07/2017 aos 89 anos. Uma atriz e mulher incríveis, com uma cinematografia extensa e com algumas obras inesquecíveis.

Neste dia Inácio Araújo escreveu na Folha de São Paulo sobre Jeanne:
Foram apenas dois casamentos, mas, sabidamente, muitos amantes. Significam a inquietude sem fim, o gosto pela independência, a inteligência e o poder de sedução dessa atriz que, se vê sua força de estrela arrefecer na maturidade (como acontece frequentemente às atrizes), ainda filmaria, entre outros, com R.W. Fassbinder ("Querelle, de 1982), "Além das Nuvens" (1995, de novo com Antonioni, agora em parceria com Wim Wenders).

O filme emblemático de Jeanne Moreau, sem dúvida, foi Jules et Jim (http://www.imdb.com/title/tt0055032/) de François Truffaut, 1962. O título em português acrescenta Uma mulher para dois. Uma idiotice inominável.

Jules et Jim: a estória

Catherine (Jeanne Moreau), Jules (Oskar Werner) e Jim (Henri Serre) se conhecem e a partir daí tornam-se inseparáveis. Uma relação triangular cheia de idas e vindas. Três boêmios com pensamentos as vezes divergentes mas convergentes num quisito: a liberdade.

Era 1916 e logo vem a guerra. Jules, alemão e Jim, francês, participam, como soldados, em lados opostos. Às vezes, tenho medo de que vá matar Jules durante uma batalha, confessa Jim.

O trio volta a se encontrar no pós-guerra. Jules está casado com Catherine e com uma filha, Sabine. Jim aceitou que ela pertencia ao Jules.

Mas o casamento Catherine - Jules não estava nada bom.

Jules: Ela não é realmente minha esposa, Jim. Ela já teve três amantes. Um foi um encontro logo antes de nosso casamento, como uma despedida de solteira. Outro foi uma vingança por algo que eu fiz. E não sei o que. Não sou o homem que ela precisa...E ela não aceita isso. Estou acostumado a ela ser infiel comigo...Mas não suportaria vê-la partir.

Catherine numa palavra: inquietude.

O trio resolve morar juntos.

Um casamento profano, não sagrado.

As idas e vindas continuam. Ela ainda insatisfeita, infiel e aflita.

Final da estória: Catherine convida Jim para andar em seu automóvel e a seguir cai no mar do alto de um penhasco. Morrem juntos.

O caixão de Jim era maior que ele em vida. O de Catherine era uma caixa de joia.

Há dois temas: o da amizade dos dois, que tenta sobreviver, e o da impossibilidade de viver a três. A ideia do filme é que o casal não é um conceito satisfatório, mas não há outra solução (Truffaut)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário