segunda-feira, 29 de junho de 2020

Filmes a levar na mala

Ruy Castro , 20/06/2020

Se alguém perguntasse um dia ao pesquisador Saulo Pereira de Mello que filmes ele levaria para uma ilha deserta, a resposta seria: “Só um. ‘Limite’ (1931), de Mario Peixoto”. E mostraria sob a cama as 12 latas da única cópia do filme, que guardava com sua vida --- se o nitrato pegasse fogo, os dois iriam embora. Saulo foi levado em abril pela Covid, aos 87 anos, mas não sem realizar seu sonho de restaurar o filme, que, por causa dele, está hoje em DVD. Eu não levaria “Limite”, mas, graças aos DVDs, não me faltaria escolha. E sem repetir diretor.

Comigo iriam “O Gabinete do Dr. Caligari” (1919), de Robert Wiene. “A Última Gargalhada” (1924), de F.W. Murnau. “A Caixa de Pandora” (1929), de G.W. Pabst. “O Anjo Azul” (1930), de Josef Von Sternberg. “A Nós, a Liberdade” (1931), de René Clair. “A Grande Ilusão” (1937), de Jean Renoir. “O Demônio da Algéria” (1937), de Julien Duvivier. “Olimpíadas” (1938), de Leni Riefenstahl.

O Boulevard do Crime” (1945), de Marcel Carné. “Roma, Cidade Aberta” (1945), de Roberto Rossellini. “A Bela e a Fera” (1947), de Jean Cocteau. “O Terceiro Homem” (1949), de Carol Reed. “Os Esquecidos” (1950), de Buñuel. “Rashomon” (1950), de Kurosawa. “Milagre em Milão” (1950), de Vittorio de Sica. "Belíssima" (1951), de Luchino Visconti. “Mônica e o Desejo” (1952), de Bergman. “Madame de...” (1953), de Max Ophüls. “O Salário do Medo” (1953), de H-G. Clouzot. “Grisbi, Ouro Maldito” (1953), de Jacques Becker. “Rififi” (1955), de Jules Dassin. “E Deus Criou a Mulher” (1956), de Roger Vadim. “Meu Tio” (1958), de Jacques Tati.

A Tortura do Medo” (1960), de Michael Powell. “Os 1.000 Olhos do Dr. Mabuse” (1960), de Fritz Lang. “A Doce Vida” (1960), de Fellini. “Acossado” (1959), de Godard. “Divórcio à Italiana” (1962), de Pietro Germi. “Aquele Que Sabe Viver” (1962), de Dino Risi. “Os Guarda-Chuvas do Amor” (1963), de Jacques Démy.

Epa, fim do espaço. E faltou Hollywood!

Hollywood na ilha 

Ruy Castro  27/06/2020

Há dias, sugeri alguns filmes a se levar para uma ilha deserta e me esqueci dos americanos! Imagine ficar sem “A Marca do Zorro” (1920), de Fred Niblo. “O Homem-Mosca” (1923), de Harold Lloyd. “O Ladrão de Bagdá” (1924), de Raoul Walsh. “Sete Oportunidades” (1925), de Buster Keaton. “O Monstro do Circo” (1927), de Tod Browning.

Luzes da Cidade” (1931), de Charles Chaplin. “Inimigo Público” (1931), de William Wellman. “Uma Hora Contigo” (1932), de Ernst Lubitsch. “A Múmia” (1932), de Karl Freund. “Cavadoras de Ouro” (1933), de Mervin LeRoy. “King Kong” (1933), de Ernest B. Shoedsack e Meriam C. Cooper. “Primavera” (1937), de Robert Z. Leonard. “As Mulheres” (1939), de George Cukor. “A Mulher Faz o Homem” (1939), de Frank Capra.

Jejum de Amor” (1940), de Howard Hawks. “Contrastes Humanos” (1942), de Preston Sturges. “Entre a Loura e a Morena” (1943), de Busby Berkeley. “Laura” (1944), de Otto Preminger. “A Mundana” (1948), de Billy Wilder. “A Malvada” (1950), de Joseph L. Mankiewicz. “Scaramouche” (1952), de George Sidney. “Assim Estava Escrito” (1952), de Vincente Minnelli. “Os Brutos Também Amam” (1953), de George Stevens. “A Princesa e o Plebeu” (1953), de William Wyler. “Depois do Vendaval” (1953), de John Ford. “Ama-me ou Esquece-me” (1954), de Charles Vidor. “Conspiração de Silêncio” (1955), de John Sturges.

O Mensageiro da Morte” (1955), de Charles Laughton. “Planeta Proibido” (1956), de Fred M. Wilcox. “O Grande Golpe” (1956), de Stanley Kubrick. “A Marca da Maldade” (1958), de Orson Welles. “Meias de Seda” (1958), de Rouben Mamoulian. “Quero Viver!” (1958), de Robert Wise. “Clamor do Sexo” (1961), de Elia Kazan. “Sob o Domínio do Mal” (1962), de John Frankenheimer. “Os Pássaros” (1963), de Hitchcock. E uns mil mais.

E “Cidadão Kane”, “Casablanca”, “Cantando na Chuva”, “Rastros de Ódio”, “Um Corpo que Cai”?

Estes iriam no coração.









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