sábado, 8 de agosto de 2020

73 vacas

Premiado em fevereiro no BAFTA, na Inglaterra, o documentário de curta-metragem “73 Cows”, de Alex Lockwood, que conta a história de um ex-pecuarista britânico que se tornou um vegetariano ético, já está disponível gratuitamente no Vimeo.  

Premiado em fevereiro no BAFTA, na Inglaterra, o documentário de curta-metragem “73 Cows”, de Alex Lockwood, que conta a história de um ex-pecuarista britânico que se tornou um vegetariano ético, já está disponível gratuitamente no Vimeo

O curta narra a história de Jay Wilde e Katja Wilde, um casal de Derbyshire que atuava no ramo de produção de leite e carne. Um dia, incomodado com a ideia de ter que enviar as vacas para o matadouro, já que esse é o destino comum quando cai a produção de leite, Wilde decidiu mudar a sua vida e a dos animais que viviam em sua propriedade.
Em vez de enviá-las para a morte, Wilde as encaminhou para um santuário, iniciando uma nova jornada de respeito e compaixão pelos animais. No filme com duração de 15 minutos, Wilde rompe uma tradição familiar e passa a investir na produção orgânica de vegetais com o apoio da organização The Vegan Society.

Em vez de enviá-las para a morte, Wilde as encaminhou para um santuário, iniciando uma nova jornada de respeito e compaixão pelos animais. No filme com duração de 15 minutos, Jay e Katja rompem uma tradição familiar e passa a investir na produção orgânica de vegetais com o apoio da organização The Vegan Society.

Escutando Jay e Katja Wilde

Jay Wilde

Você se torna selvagem estando em uma fazenda, por você pode andar, estar ao ar livre correndo entre as vacas, na medida do possível. Realmente uma vida ao ar livre Meu avô foi engenheiro, e minha ambição era trabalhar na Rolls-Royce, seguir seus passos. Mas, por várias razões, falhei completamente na escola e então deixou de ser uma opção. Penso que quando se é jovem, você copia o que as outras pessoas fazem particularmente quando você tem uma figura paterna forte e ele está administrando uma fazenda.  Existem procedimentos ao lidar com animais de fazenda que se deve simplesmente seguir para cumprir o trabalho. Eu comecei a sentir consciência do fato de que os animais tinham sentimentos e isso levou a sentimentos de desconforto quando os criamos, por acabarmos comendo eles. Você percebe que eles têm personalidades e que eles vivenciam o mundo. Eles não são apenas robôs que comem e dormem. Eu não conseguia desconectar esse sentimento de ter que fazer o trabalho do fato de eles serem indivíduos em vez de apenas unidades de produção. Mais do que um número, realmente.

Katja Wilde

Eu vim para a fazenda Bradley Nook em 2006, como uma estudante que teve que ir a um país de língua inglesa, para uma tarefa. E eu escolhi largar a vida na cidade por dois meses e trabalhar em uma fazenda. Jay falava sobre como ele não gostava muito que ele vinha fazendo na criação do gado, e que na verdade ele gostaria de fazer algo diferente. E ao final dos dois meses, ele disse: Por que você não vem morar comigo e começamos algo completamente diferente?" Eu vim aqui com a intenção de mudar a fazenda para algo que não envolvesse levar os animais ao abatedouro. 

Jay Wilde

Levá-los ao abatedouro é o que costumávamos fazer sendo pequenos agricultores. Tínhamos apenas um ou dois animais para serem abatidos a qualquer momento. Você se sente como se traísse eles, porque você fez um tipo de amizade com eles. E então, de repente, um dia você os carrega dentro de um trailer, algo que eles nunca experimentaram antes. Aquilo foi destruidor de almas, foi assim que nos sentimos. Foi muito difícil de fazer, mas querendo manter a fazenda trabalhando como uma fazenda eu só precisava continuar fazendo isso até encontrar outra coisa para fazer.

Katja Wilde

Eu vim há 10 anos, para fazer algo diferente com a fazenda, e por várias razões, isso ainda não havia acontecido. Eu só queria que Jay chegasse à posição de ele poder fazer algo diferente, porque isso obviamente estava destruindo-o. Olhar para Jay e ver o que é ficar preso nesse tipo de vida fez com ele, ficasse bastante doloroso. Muitas vezes ficamos tão tensos que começamos a discutir, porque ninguém poderia lidar com a situação. Acho que sou mais capaz de endurecer meu coração do que Jay, apenas por pura necessidade. Eu tinha uma visão mais utilitária. Temos que fazer isso, e é o que fazemos, e se não fizermos, não pagaremos as contas. Mas, você sabe o que está fazendo, e é horrível. Ficou claro que precisávamos encontrar uma solução. O que poderíamos fazer com a fazenda, mantê-la, manter a vida selvagem na fazenda e sair da criação de gado. Foi sugerido por várias fontes que a melhor solução seria apenas vender e ir embora. Vender a fazenda em dois campos e levar o dinheiro para tantas casas sendo construídas, e vê-lo indo para pessoas ricas, não era algo que nós queríamos fazer.

Jay Wilde

Depois que meu pai morreu eu não tinha a desculpa de mantê-lo feliz deixando a fazenda como ele desejava. Mas eu simplesmente não sabia o que mais fazer. De início, instalamos um pequeno número de painéis solares, pensando ser uma maneira de compensar o impacto ambiental da fazenda. Então tentamos obter permissão para colocar turbinas eólicas mas foi recusado. Alguém me disse que você pode produzir vegetais e plantações sem insumos animais assim você não sente que está envolvendo animais na sua produção de alimentos. Isso parecia animadoramente diferente e parecia ser o futuro. 

Katja Wilde

Foi realmente muito estressante na época ter de levantar os detalhes, ver o arquiteto, e discutir as coisas, o que é possível, e o que temos que fazer para chegar lá e chegar a algum tipo de plano para não mergulharmos em um buraco negro completo e, basicamente, abandonar a agricultura e acabar em nada. A fazenda foi avaliada e sabíamos que poderíamos fazer algo diferente, e que isso seria viável. 

Jay Wilde

Quando você nasce em uma fazenda quando seus pais a estabeleceram, você quer fazer as coisas pelo menos tão bem como as que foram feitas anteriormente. Você não quer sentir que foi responsável por deixar as coisas degradarem e literalmente cair aos pedaços. É assustador, porque parece tão estranho, depois de uma vida inteira criando animais, "Está bem, você pode fazer isso sem nenhum animal pela agricultura orgânica vegana." Quando o inverno chegou ao fim, começamos a pensar: Temos todas essas vacas na fazenda o que acontecerá com elas? Vamos enviá-las para o mercado, ou talvez enviá-las ao abate?" E eu disse: "Bem, isso não seria uma boa maneira de começar na agricultura vegana."Vamos tentar encontrar vagas nos santuários". Mas demoraria muito tempo. Nós temos que organizar isso e lidar com a realidade das das vacas saindo da fazenda. E isso será uma grande mudança. Você pensa: "Estou fazendo a coisa certa? "Foi bastante assustador para mim porque. Eu estava meio que rejeitando tudo o que eu tinha aprendido até aquele dia, na verdade. Fazer algo tão radical como retirar o gado da cadeia alimentar parecia ameaçador para a maior parte da agricultura, eu acho. Isso nos distanciou dos outros agricultores da região. A fazenda foi apelidada de "Fazenda Engraçada" por alguns moradores locais.

Katja Wilde

Eu acho que é bastante subestimada a pressão que os agricultores sentem. Acho que poderiam ter mais apoio para ver as coisas de modo diferente, em vez de serem atacados. O custo que estávamos assumindo ao fazer o que estamos fazendo é basicamente a perda do dinheiro que teríamos ganho enviando os animais ao abate. Que teria sido de aproximadamente 220 a 280 mil reais. Aceitar que perderíamos a receita com a venda do gado não foi difícil, pois confiamos que existem pessoas suficientes por aí que apreciam o que estamos fazendo, apreciam o que estamos tentando fazer, e que estão dispostas a nos apoiar.

Jay Wilde

Parece que demoraria muito tempo até acharmos locais para os animais. E teremos que alocar seis aqui, e uma ou duas. Até conhecer os santuários vai levar bastante tempo. 

Katja Wilde

Foi preciso muito planejamento, muitas ligações telefônicas e suponho que foi estressante para o Jay também, mas ele não expressa tanto isso, mas sei que eu estava muito estressada.

SANTUÁRIO ANIMAL HILLSIDE

Jay Wilde

Então, ficamos maravilhados quando telefonaram e disseram que Hillside, em Norfolk poderia receber o rebanho inteiro. Todos juntos, de uma só vez. Bezerros e vacas poderiam ficar juntos, e todos os grupos familiares seriam preservados. É um resultado absolutamente dos sonhos, que todos possam ficar juntos e viver o resto de suas vidas. Ficamos muito, muito satisfeitos.

O FAZENDEIRO LIVRE DE CARNE

Katja Wilde

No dia seguinte ao nosso gado ter ido, recebemos os primeiros cartões-postais e cartas de pessoas dizendo como é maravilhoso o que estamos fazendo e muitas pessoas disseram: "Você restaurou a minha fé na humanidade." Agora finalmente conseguimos alcançar a mudança que eu vim aqui para ajudar em primeiro lugar, e apesar de ainda estarmos trabalhando nisso e ainda não termos

o resultado final, é uma coisa bem diferente de administrar, de fazer planos, em vez de apenas realizar o mesmo velho método do qual você não está convencido. Eu acho que isso mudou o Jay. A maior mudança é que ele fala mais sobre o que está pensando e o que ele está planejando e o que estamos fazendo e isso é tão bonito de se ver. Não vejo como Jay estivesse se destruindo, pois na verdade estamos trabalhando juntos para criar algo realmente bom e nós dois estamos convencidos disso. E isso é uma coisa boa. 

UM ANO DEPOIS

Jay Wilde

Pode-se dizer que eles que eles não me pertencem mais de alguma maneira. Tudo aquilo que me incomodava no processo agrícola, no passado, todo esse fardo, cada responsabilidade foi retirado. Foi um tremendo alívio saber que os animais estão sendo cuidados e que terão uma vida feliz pelo resto das suas vidas. Sei que parece muito sentimental, mas foi realmente uma alegria saber que aquelas que ainda viviam na fazenda seriam salvas literalmente, e desfrutariam simplesmente serem vacas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário