sábado, 24 de abril de 2021

Dermeval Saviani dossiê

Dermeval Saviani, um marxista da educação” é um extenso e qualificado dossiê sobre a trajetória acadêmica e produção intelectual de um dos mais relevantes pensadores críticos da Educação no Brasil contemporâneo. Estamos convencidos de que pesquisadores e educadores – que estudam ou adotam a perspectiva marxista na educação – terão este dossiê como uma importante referência teórica e política.
Destaque-se o artigo de José Claudinei Lombardi (Zezo) que, na abertura do dossiê, que, com competência e rigor, examina a trajetória pessoal, acadêmica e intelectual de Saviani. Coordenada pelo próprio Zezo, membro do Conselho Consultivo do blog, uma longa entrevista, especialmente realizada para marxismo21, contribui também para o conhecimento da vida e obra deste fecundo autor marxista.
Livros, artigos, entrevistas e vídeos completam o dossiê que, coordenado por Zezo, teve a efetiva colaboração de dezenas de pesquisadores vinculados ao HISTEDBR – Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, Faculdade de Educação da Unicamp.
A todas e todos, a Editoria de marxismo21 é profundamente grata.

Editoria

Dermeval Saviani, um marxista da educação.
José Claudinei Lombardi (Zezo)
Difícil fazer a apresentação deste dossiê, pois Dermeval Saviani é um autor presente entre nós e que continua em plenas atividades acadêmicas, dando continuidade à sua já vasta produção. A estas dificuldades preciso registrar minha longa proximidade, amizade e companheirismo com Dermeval, desde o início da década de 1980, quando fui trabalhar na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com vários colegas que cursavam o mestrado ou o doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Além dessa relação de amizade e companheirismo, preciso registrar que Dermeval foi meu orientador de doutorado, em Filosofia e História da Educação, na Unicamp, e um intelectual por quem nutro profundo respeito e admiração, por sua seriedade, disciplina, objetivos, erudição; principalmente por compartilharmos uma consciente e objetiva adesão ao marxismo, a uma perspectiva política socialista e à militância em defesa da escola pública (estatal), gratuita, laica e de qualidade para todos. ler mais

I. Entrevista inédita especial para marxismo21: Demerval Saviani – um educador marxista

II. Memorial descritivo na forma de autobiografia

III. Livros:
A nova lei da educação LDB Trajetória, limites e perspectivas
A pedagogia no Brasil – história e teoria
Da LDB (1996) ao novo PNE (2014-2024) – por uma outra política educacional
Educação – do senso comum à consciência filosófica
Educação no Brasil – estrutura e sistema
Ensino público e algumas falas sobre Universidade
Escola e Democracia (edição comemorativa)
Escola e democracia
História das ideias pedagógicas no Brasil
Pedagogia histórico-crítica – primeiras aproximações
Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano – novas aproximações

IV. Artigos:
A defesa da escola pública na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica em tempos de suicídio democrático
A defesa da escola pública
A educação musical no contexto da relação entre currículo e sociedade
A educação na Constituição Federal de 1988 – avanços no texto e sua neutralização no contexto dos 25 anos de vigência
A expansão do ensino superior no Brasil – mudanças e continuidades
A filosofia na formação do educador
A ideia de sistema nacional de ensino e as dificuldades para sua realização no Brasil no século XIX
A pedagogia histórico-crítica e a educação escolar
A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar
A pós-graduação em educação e a especificidade da pesquisa educacional
A pós-graduação em educação no Brasil – pensando o problema da orientação
A produção em história da educação na pós-graduação
A Universidade e o título de Doutor Honoris Causa num contexto de crise
As concepções pedagógicas na história da educação brasileira
As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina
Breves considerações sobre fontes para a história da educação
Casemiro dos Reis Filho e a educação brasileira
Ciência e educação na sociedade contemporânea – desafios a partir da pedagogia histórico-crítica
Como avançar? Desafios teóricos e políticos da pedagogia histórico–crítica hoje
Contribuições da filosofia para a educação
Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional
Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter
Debate sobre as relações entre educação, formação humana e ontologia a partir do método dialético
Democracia, educação e emancipação humana – desafios do atual momento brasileiro
Doutoramento em educação – significado e perspectivas
Educação escolar, currículo e sociedade – o problema da Base Nacional Comum Curricular
Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios da sociedade de classe
Epistemologia e teorias da educação no Brasil
Epistemologias da política educacional – algumas precisões conceituais
Escola e democracia – para além da teoria da curvatura da vara
Ética, educação e cidadania
Florestan Fernandes e a educação
Formação de professores – aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro
Formación de profesores – aspectos históricos del problema en el contexto brasileño
Gramsci e a educação no Brasil
História comparada da educação – algumas aproximações
História da formação docente no Brasil – três momentos decisivos
História da história da educação no Brasil – um balanço prévio e necessário
História, trabalho e educação – comentário sobre as controvérsias internas ao campo marxista
Marxismo e pedagogia
Modo de produção e a pedagogia histórico-crítica
O choque teórico da politecnia
O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural
O curso de Pedagogia e a formação de educadores
O dilema produtividade-qualidade na Pós-Graduação
O direito à educação e a inversão de sentido da política educacional
O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil – perspectiva histórica
O futuro da universidade entre o possível e o desejável
O Inep, o diagnóstico da educação brasileira e a Rbep
O legado de Karl Marx para a educação
O legado educacional do regime militar
O lugar estratégico do mestrado no conjunto da pós-graduação e da pedagogia – problemas e perspectivas
O papel do pedagogo como articulador do trabalho pedagógico na sociedade do capital
O paradoxo da educação escolar – análise crítica das expectativas contraditórias depositadas na escola
O pensamento da esquerda e a educação na República brasileira
O pensamento pedagógico brasileiro – da aspiração à ciência à ciência sob suspeição
O Plano de Desenvolvimento da Educação – análise do projeto do MEC
O protagonismo do professor Joel Martins na pós-graduação
O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias
O vigésimo ano da LDB – as 39 leis que a modificaram
Organização da educação nacional – sistema e conselho nacional de educação, plano e fórum nacional de educação
Os desafios da democracia na conjuntura atual da América Latina
Pedagogia – o espaço da educação na universidade
Pedagogia e formação de professores no Brasil – vicissitudes dos dois últimos séculos
Percorrendo caminhos na educação
Perspectiva marxiana do problema da subjetividade-intersubjetividade
Plano Nacional de Educação, a questão federativa e os municípios – o regime de colaboração e as perspectivas da educação brasileira
Política e gestão da pós-graduação em educação no Brasil
Política educacional brasileira – limites e perspectivas
Política educacional no Brasil após a Ditadura Militar
Políticas educacionais em tempos de golpe – retrocessos e formas de resistência
Problemas e perspectivas da escola pública brasileira à luz do Plano Nacional de Educação
Sistema de Educação – subsídios para a Conferência Nacional de Educação
Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação
Sistemas de ensino e planos de educação – o âmbito dos municípios
Sobre a especificidade do objeto da história da educação
Sobre a natureza e especificidade da educação
Teorias pedagógicas contra-hegemônicas no Brasil
Um barão brasileiro no congresso internacional de Buenos Aires – as idéias pedagógicas de Abílio César Borges, barão de Macahubas
Vicissitudes e perspectivas do direito à educação no Brasil – abordagem histórica e situação atual

V. Textos escritos em coautoria:
com Ana Carolina Galvão Marsiglia. Prática pedagógica alfabetizadora à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
com José Claudinei Lombardi. Sobre a pesquisa e o ensino de História da educação brasileira
com Maria Amélia Goldberg. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – mais um programa de pós-graduação em educação
com Newton Duarte. A formação humana na perspectiva histórico-ontológico
com vários autores. Sociedade Brasileira de História da Educação – constituição, organização e realizações

VI. Coletâneas organizadas:
Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi (orgs.). A escola pública no Brasil – história e historiografia
Dermeval Saviani e outros (orgs.). Capitalismo, trabalho e educação
Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi (orgs). Marxismo e educação – debates contemporâneos
Dermeval Saviani e Newton Duarte (org.). Pedagogia Histórico-Crítica e luta de classes na educação escolar

VII. Entrevistas:
A nova LDB – entrevista
Catarse na pedagogia histórico-crítica – a concepção de Saviani
Entrevista com o professor Dermeval Saviani – Pedagogia Histórico-Crítica na atualidade
Entrevista: Psicologia escolar
Entrevista
Grandes educadores – entrevista

VIII. Vídeos:
A escola pública em crise. Lançamento de A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios, São Paulo, 17 de dezembro de 2020, livro que reúne os trabalhos apresentados no “I Seminário Internacional de Educação”, comemorativo dos 50 anos da Faculdade de Educação da USP e os 60 anos da Escola de Aplicação da FE-USP.
A Escola Pública na perspectiva da PHC diante da devastação Ultraliberal
A educação superior no pós-pandemia: uma perspectiva histórico-crítica. Associação de Docentes da Universidade do Estado da Bahia em 07 de julho de 2020.
A qualidade do Ensino Fundamental das Classes Populares e a Melhoria do Desenvolvimento Humano nas Cidades 15 de agosto de 2020.
A Pedagogia Histórica Crítica e a luta revolucionária – Dermeval Saviani
A Primavera Secundarista no Paraná e a Pedagogia Histórico-Crítica
A Redemocratização, o contexto histórico da Pedagogia Histórico-crítica e sua atualidade
Conferência Dermeval Saviani – 36ª ANPED
Conjuntura nacional, coronavirus e educação: o desmonte da educação nacional. Ciclo de Debates do HISTEDBR em 5/6/2020.
Dermeval Saviani – A Pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo
Dermeval Saviani – Educação e ensino nas obras de Marx e Engels
Dermeval Saviani – Educação, Práxis e Emancipação Humana
Dermeval Saviani – Tema: Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução
Desafios da educação: limites e alyernativas necessárias
Desafios Teóricos e Políticos da Pedagogia Histórico-Crítica
Direito à educação em tempos de pandemia: ninguém fica para trás. Live da conferência de Encerramento do VI Seminário Nacional de Educação Especial e XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva proferida em 30 de outubro de 2020.
Educação e Emancipação
Educação: Desafios do Nosso Tempo. Participação na live da Mesa de abertura do Congresso Virtual da UFBA 2020 “Universidade em movimento” no dia 18 de maio de 2020.
Ensino Remoto em Tempos de Pandemia: Visão da Pedagogia Histórico-Crítica 
Entrevista concedida à Coluna “Tecendo em Reverso” do Coletivo Abraço Cultural coordenado por Juliana Gonçalves Gobbe, na live do dia 11 de junho de 2020.
Entrevista com Dermeval Saviani – EBEM 2018
Entrevista com Dermeval Saviani 
Idéias e Concepções Pedagógicas no Brasil – Dermeval Saviani
Memória ANPEd | Dermeval Saviani
Políticas educacionais e o avanço da extrema direita. Revista Roteiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, em conjunto com o Grupo “Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho”, da Universidade Federal da Paraíba, realizada no dia 14 de julho de 2020.

Rumos da educação em tempos de pandemia e bolsonarismo
Trajetória histórica das pedagogias crítico-libertadoras : formação omnilateral e alternativas em tempos de pandemia. Exposição na live “Formação Omnilateral e Pedagogias Crítico-Libertadoras: mediadas por tecnologias comunicacionais em tempos de pandemias e pandemônios é possível?”, promovida por ADUR-RJ, AdUFRJ e ANFOPE, em 30 de junho de 2020.
TV UFBA no íntegra – Dermeval Saviani: “Políticas Educacionais Brasileiras”

Nenhum comentário:

Postar um comentário