domingo, 24 de julho de 2022

Pilulas 4

O Vampiro de Fritz Lang

Como Um Filme de SERIAL KILLER Revolucionou o Cinema M - O Vampiro de Dusseldorf

M, O Vampiro de Düsseldorf (1931) de Fritz Lang no iutubi aqui

ou aqui  

.............................

Tommy Lee Jones, e a via-crúcis 

Dívida de Honra, The Homesman, 2014, Tommy Lee Jones

Tommy Lee Jones, 1946 

Dívida de honra e Três enterros dirigidos por Tommy Lee Jones mostram sua afinidade com a via-crucis.

...................

France Nuyen e Marlon Brando

France Nuyen, 1939  She has Vietnamese-French ancestry.

Marlon Brando, que tinha uma tendência para mulheres asiáticas, teve um breve caso com Nuyen no início dos anos 1960.

Sobre seu relacionamento com Marlon Brando: Ele só queria uma desculpa para ser um menino grande e vestir-se e ser outra pessoa e ver quanto tempo ele poderia enganar todo mundo.

Tentação Diabólica, Satan Never Sleeps, 1962, Leo McCarey no iutubi aqui 

William Holden and France Nuyen in Tentação Diabólica (1962) 

.................................

Dragão marinho

Imagem do Birch Aquarium mostra dragões-marinhos, parentes dos cavalos-marinhos e dos peixes-cachimbo - Aquário Birch no Instituto de Oceanografia Scripps/NYT

Entre a coleção de criaturas bizarras do oceano, os dragões-marinhos se destacam. Parentes dos cavalos-marinhos e dos peixes-cachimbo, os dragões-marinhos têm focinhos compridos e estreitos que usam como um canudo para sugar refeições de crustáceos microscópicos. Em vez de escamas, esses peixes são cobertos por uma armadura óssea, e suas espinhas dorsais são torcidas. Como seus primos cavalos-marinhos, os dragões-marinhos machos gestam os ovos fertilizados das fêmeas em bolsas nas caudas.

Eles pertencem a dois grupos de espécies –folhosos e comuns. Os "folhosos" têm apêndices ramificados elaborados que os tornam quase indistinguíveis das algas flutuantes em seu hábitat, no sul da Austrália. Os dragões-marinhos "comuns" são mais aerodinâmicos, mas também mais coloridos, com listras roxas e bolinhas amarelas.

Bill Cresko, da Universidade de Oregon, estuda a genética dos dragões-marinhos para responder a uma pergunta fundamental: ele e seus colegas querem saber como esses peixes chegaram a ser como são. "Somos realmente fascinados por: 'Como é possível existir um organismo parecido com isso? O que mudou no genoma?", disse Cresko.

Um estudo publicado em junho no Proceedings of the National Academy of Sciences tentou responder a essas perguntas. Os pesquisadores sequenciaram os genomas de dragões-marinhos folhosos e comuns e os compararam com os de outros peixes.

A estranha aparência dos dragões-marinhos fez a equipe pensar que poderia ter acontecido algo incomum com seus genes de fator de crescimento de fibroblastos, "que são realmente importantes para o desenvolvimento de coisas como dentes, que eles não têm, ou o formato de rostos ou o crescimento de apêndices, para citar apenas alguns", disse Susie Bassham, pesquisadora do laboratório de Cresko e um dos autores do artigo.

Mas quando eles se concentraram no genoma dos animais ficaram surpresos ao ver que os dragões-marinhos não possuíam vários desses genes-chave para o desenvolvimento. "Eu realmente não acreditei, no começo", disse Clay Small, outro autor do artigo, também da Universidade de Oregon.

Embora os dragões-marinhos não tivessem esses genes de crescimento, seus genomas estavam repletos de seções repetitivas de código chamadas transposons. Esse tipo de código repetitivo em todo o genoma já foi chamado de "DNA lixo", pois os cientistas não tinham certeza do que ele fazia. Mas os transposons, ou "genes saltadores", são realmente capazes de se cortar de um ponto no código genético e colar em outro, impedindo que outros genes moldem as características de um organismo. (...) Kate Golembiewski 

..................

A circum-navegação de Magalhães - Elcano 

A motivação 

A minissérie Sem Limites de 2022. Nesta minissérie Fernão de Magalhães (Rodrigo Santoro) “Acabou o mapa, mas o mundo não”e Juan Sebastián Elcano (Álvaro Morte) protagonizam a circum-navegação realizada no século XVI. 

Vasco da Gama a caminho da Índia

As importantes rotas comerciais da seda e das especiarias, bloqueadas pelo Império Otomano em 1453 com a queda de Constantinopla e do Império Bizantino, motivaram a procura de um caminho marítimo pelo Atlântico, contornando África. 

Vasco da Gama 

Antes de Magalhães e Elcano, Vasco da Gama já tinha percorrido o caminho à Índia pelo lado leste percorrendo o litoral da África. Foi no período de julho de 1497 a setembro de 1499.

Viagem de Vasco da Gama (a preto) e as viagens anteriores de Pero da Covilhã (laranja) e Afonso de Paiva (azul), com o caminho percorrido antes de se separarem (a verde).

A circum-navegação e a procura do cravo e a pimenta do reino

Saíram de Sevilla na Espanha em 10 de agosto de 1519 com 5 navios e 238 homens. Fernão Magalhães  no comando e Juan Sebastián Elcano Elcano inicialmente, como piloto de um dos navios. Navegaram pelo oeste, diferentemente de Vasco da Gama, e andaram pelos oceanos Atlântico, Pacífico (assim nomeado por Magalhães) e Índico. Voltaram sem Magalhães (morto em combate com os nativos) em 8 de setembro de 1522 com um navio e 28 homens.

A rota


Dê um click sobre as imagens para visualizar melhor

A documentação sobre esta circum-navegação é baseada nos relatos de Antônio Pigafetta, presente na delegação. Detalhes desta epopeia está em El viaje da Fuldação Elkano 

Estreito de Magalhães

Dentre as características gerais, a profundidade da água do Estreito de Magalhães varia de 1.000 m a 4.000 m, e o canal é formado por infinitas enseadas, fiordes, bancos de areias, falsas passagens e baías. A passagem possui de 3 a 32 km de largura, é de difícil circulação, possui um curso cheio de obstáculos, ventos fortes de 55-60 nós (1 nó=1,852 km/h) ou de 100 a 111 km/h, além do clima instável e suscetível a constantes tempestades, por isso o Estreito é tido como uma região de complicada navegação. Antes da construção do Canal do Panamá, o Estreito era o caminho mais rápido para se atravessar os Oceanos, sem passar pelo perigoso Cabo Horn, que separa a América do Sul do continente Antártico.

Também chamado de Região dos Magalhães, é dividido por águas territoriais do Chile e da Argentina, região situada entre a zona continental e a zona antártica, mais tarde foi rota para famosos pesquisadores e cientistas como Francis Drake e Charles Darwin, a bordo do barco Beagle que percorreu inúmeras regiões por quatro anos e nove meses, estudando variedades geológicas, fósseis e organismos vivos, e que deu origem a Teoria da Evolução das Espécies, utilizada até hoje.


...............................

Louis Feuillade 

Assistindo a série  Irma Vep de Oliver Assayas na HBO MAX.

Esta série de 2022 conta a estória dos bastidores da refilmagem do clássico de Louis Feuillade.

Curioso de assistir o filme/série original de 1915 procurei no iutubi. Achei!

Os Vampiros (Les Vampires, 1915) de Louis Feuillade no iutubi aqui 

Uma resenha do original  

Esqueça a imagem arquetípica que lhe vem à cabeça quando lê o título Os Vampiros. Os protagonistas da obra de 1915 do diretor francês Louis Feuillade não possuem enormes caninos, nem aparência pálida, muito menos se alimentam de sangue. Em um filme que antecipa um número considerável de futuros estereótipos cinematográficos, este certamente não é um deles. (...) Filmes parte 24 

Não satisfeito comprei o DVD


Les Vampires no iutubi  6: 40 horas no dvd 7:16 horas de duração.

Outros filmes de Feuillade

Le Printemps de Louis Feuillade

Le nain - Louis Feuillade  1912

"BOUT DE ZAN vole un éléphant" de Louis Feuillade 1913

Barrabas - Louis Feuillade 1919 



Nenhum comentário:

Postar um comentário